Pular para o conteúdo

Viagem pela Europa: o que não pode faltar em uma Eurotrip?

Uma Eurotrip completa é o sonho de qualquer pessoa apaixonada por viagem, né? Mas o que não pode faltar em uma viagem pelo velho continente? Vem que a gente te conta!

Imagem: Pixabay

Está perto de realizar o seu sonho de fazer uma Eurotrip, mas não sabe por onde começar? Nós te ajudamos! Este artigo é para te ajudar a montar seu roteiro, economizar e não esquecer de nada importante para sua viagem. 

A Europa é um destino perfeito para quem ama história, arquitetura, culinária, passeios diferenciados e muita diversidade cultural, e o melhor: com facilidade de transitar entre cidades, estados e países.

1 – Museus pela Europa

Impossível viajar para Europa e não visitar os famosos e mais renomados museus do Mundo com seus acervos raríssimos e indescritivelmente incríveis. Por ser considerado o berço da civilização ocidental, a Europa abriga diversos tesouros espalhados por seu território. 

É uma verdadeira viagem de volta a milhares de anos atrás, por meio das pinturas, esculturas, locais e documentos. No velho continente você encontrará obras conhecidas mundialmente e que você, com certeza, estudou nas aulas de história do ensino fundamental. 

Além disso, muitos dos museus europeus possuem entrada gratuita ou contribuição livre, onde você pode escolher o quanto quer pagar de entrada para ajudar na manutenção do local.

Museu do Louvre – Paris, França

Imagem: Pixabay

No famosíssimo Museu do Louvre, em Paris, você verá de pertinho uma das obras mais conhecidas de Leonardo Da Vinci, a Monalisa. O Museu do Louvre é considerado um dos maiores museus da Europa e do Mundo, somando mais de 38 mil peças em seu acervo. 

Além de Monalisa, o museu abriga peças de arte egípcia, antiguidades romanas, gregas, pinturas europeias e muito mais. 

Capela Sistina – Vaticano,  Itália.

Você já ouviu e muito falar sobre a Criação de Adão, do renomado Michelangelo e não é para menos. Você pode conhecê-la na Capela Sistina do Vaticano. Além disso, o Vaticano reúne uma série de galerias que abrigam diversas outras obras, esculturas, pinturas e objetos de diversas partes do mundo. 

Nos Museus do Vaticano você encontrará obras de Rafaello, Leonardo Da Vinci e Caravaggio. 

Rijskmuseum – Amsterdã, Holanda

O Rijskmuseum é um dos principais e mais importantes museus da Holanda. São mais de 80 galerias e mais de 8 mil objetos, entre eles obras de Van Gogh, Rembrandt e Mondrian. 

Além disso, o museu de Amsterdã é uma verdadeira e completa viagem pela história dos Países Baixos.

Dica extra: Do ladinho do Rijskmuseum está o Museu de Van Gogh, um museu exclusivo para suas obras, onde é possível encontrar mais de 200 pinturas, 500 desenhos e 750 documentos escritos pelo artista holandês.

Outros museus importantes e muito interessantes na Europa:

Galeria Nacional de Oslo – Oslo, Noruega, onde você visitará o quadro “O Grito” de Edvard Munch.

Museu Britânico – Londres, Inglaterra, onde você conhecerá a pedra mais famosa do mundo, a Pedra de Roseta.

Museu da Acrópole – Atenas, Grécia, onde você conhecerá toda a história e descobertas arqueológicas encontradas em Acrópoles de Atenas, a colina onde reunia os prédios gregos.

2 – Parques na Europa

Além da qualidade turística histórica que o velho continente reúne e oferece para seus turistas, quando o assunto é natureza, a Europa também não decepciona. O continente reúne parques, rios, praias paradisíacas, vulcões, geleiras, alpes e campos de tulipas. São passeios para todos os tipos e gostos, não é mesmo?

Parque Nacional Jostedalsbreen, Noruega. 

No Parque Nacional Jostedalsbreen, na Noruega, está a maior geleira da Europa, a Briksdalsbreen. Para chegar à geleira, é possível subir a montanha de carrinho ou a pé em uma caminhada de aproximadamente 15 minutos. Durante o trajeto você passará por cachoeiras, lagos e paisagens incríveis, que só o parque nacional pode te oferecer.

Lá também tem um bondinho, que irá te surpreender com a vista de cima do parque. Não deixe de aproveitar!

Parque Nacional de Goreme, Turquia. 

Só temos uma coisa a dizer: o Parque Nacional de Goreme é Patrimônio Mundial da Humanidade, classificado pela UNESCO. Já imaginou o quanto esse lugar deve ser lindo e com paisagens de tirar o fôlego. Ainda não está satisfeito? É neste parque que você fará o famoso e inesquecível passeio de balão na Capadócia. 

Lake District National Park, Inglaterra. 

O Lake District National Park ou como é conhecido carinhosamente: The Lakes, é um dos destinos de férias mais populares no Reino Unido. Você terá um passeio incrível por montanhas, lagos, florestas e altas aventuras bem no estilo inglês.

3 – Onde ver a Aurora Boreal na Europa?

Imagem: Pixabay

Se você é louco para fazer uma Eurotrip, com certeza, também já sonhou em ver de pertinho um dos mais belos fenômenos da natureza: a Aurora Boreal. Aliás ela pode ser vista de diversos pontos do  continente europeu.

A melhor época para ver a Aurora Boreal na Europa é no final do verão, entre os meses de setembro e outubro até o final do inverno em março e abril. Anota aí! Os melhores países para apreciar esse fenômeno são os países Escandinavos, próximos ao Círculo Polar Ártico, como: Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia.

Mas, prepare-se! É necessário ter sorte e os astros estarem a seu favor. O céu precisa estar limpo e você precisa se afastar das luzes da cidade. Cada país conta com passeios específicos que podem facilitar que você encontre o local ideal para assistir a Aurora Boreal. Boa sorte!

4 – Passeios de barcos pela Europa

Imagem: Unsplash

Já pensou em ir para Paris e não fazer um passeio de barco pelo cinematográfico Rio Sena? Não, né? É impossível deixar esse ponto turístico de fora! E assim, como o Rio Sena, a Europa tem diversos outros rios que precisam estar no seu roteiro em uma viagem pela Europa. 

Canais de Amsterdam

Amsterdam possui tantos rios e canais que é considerada a Veneza do norte da Europa. Além disso, seu nome foi inspirado em um rio, o Rio Amstel, que cerca toda a cidade. Em um passeio de barco pelos canais você irá contemplar a beleza local e as belas pontes com um desenho incrível.

Tower Bridge – Londres, Inglaterra

A Tower Bridge é uma das pontes mais famosas de Londres, construída em cima do Rio Tâmisa, bem próxima a Torre de Londres, unindo assim três incríveis pontos turísticos da cidade britânica em um só lugar.

A ponte atrai diversos turistas por sua beleza e arquitetura diferenciada. Ela ainda permite que você aprecie o Rio Tâmisa de vários ângulos inusitados. Já anota aí no seu roteiro. 🙂

Ponte Rialto e Ponte dos Suspiros – Veneza, Itália

É impossível falar de passeios em rios e pontes, sem falarmos de Veneza. A cidade conta com mais de 150 canais e possui 409 pontes para todos os tipos e gostos. As pontes mais famosas da cidade italiana são a Ponte de Rialto e a Ponte dos Suspiros. 

A Ponte dos Suspiros tem uma história muito interessante, mas também triste. Seu nome é derivado da história de prisioneiros, que passavam pela ponte antes de irem para a prisão e ali davam seu último suspiro em liberdade.

5 – Gastronomia Europeia

Imagem: Pixabay

Você é daqueles viajantes que valorizam uma boa comida e ama conhecer as culinárias locais de todos os destinos que irá conhecer? A Europa é um verdadeiro mix de gastronomia com pratos deliciosos, inusitados e imperdíveis! Veja alguns dos pratos mais conhecidos da gastronomia europeia:

  1. Strudel, Alemanha: é um tipo de torta recheada com maçã, passas, canela e açúcar polvilhado por cima. É um dos folhados mais conhecidos da Europa.
  2. Pastel de Belém, Portugal: mesmo encontrando os famosos pastéis de Belém no Brasil, não há nada melhor do que experimentar a verdadeira receita, onde a mesma surgiu, né? O pastel é feito de nata, canela e massa folhada, formando um dos doces mais incríveis e amados do mundo.
  3.  Moules Frites, Bélgica: é o famoso mexilhão em vinho branco com batatas fritas, um prato típico e paixão nacional da Bélgica.
  4. Cocido Madrileno, Espanha: prato típico nos restaurantes de Madri que leva grão de bico, linguiça, frango, batata, repolho, vagem e acelga.
  5. Torta do Pastor, Irlanda: Um delicioso purê de batata com carne de cordeiro é o prato típico irlandês. Hmmm… delicia!
  6. Pizza, Itália: como bom brasileiro que ama uma pizza com muito recheio e diversos tipos de sabores junto, você não pode deixar de experimentar a verdadeira pizza italiana com molho de tomate, mussarela e manjericão, representando as cores da bandeira.
  7. Smorbrod, Escandinávia: sanduíche aberto com salmão, camarão, arenque e salada.
  8. Fish and Chips, Reino Unido: é o prato inglês mais conhecido do mundo. Simples e barata, conta com filé de peixe empanado e batata frita.
  9. Fondue, Suíça: o prato nacional e símbolo da Suíça é o fondue. Uma mistura cremosa com queijo, vinho branco e kirsch.
  10.  Estrogonofe, Rússia: dessa você sabia? O estrogonofe é um prato típico da Rússia. Sua versão original conta com cubos de carne cozidos, mostarda, conhaque, cogumelos, cebola e creme fresco.

6 – Viagem de trem pela Europa

A malha ferroviária europeia é de deixar qualquer turista boquiaberto. Além de ser uma verdadeira representação da Europa e um queridinho entre os nativos, o trem representa praticidade e tradição. Será difícil achar um meio de transporte tão completo e econômico como o da Europa. 

Então, você já sabe, né? Além de economizar com o transporte, você precisa viver essa experiência de uma viagem de trem pela Europa. Mesmo que você não queira fazer todas as viagens de trem, separe alguns trechos para aproveitar as paisagens locais. 

Dependendo do seu destino, uma viagem de trem vale muito a pena, além da economia de passagens. Se a viagem for noturna, você poderá descansar enquanto chega até o seu próximo destino, e ainda vai economizar na hospedagem daquele dia, não será cobrado por bagagem extra e não precisa chegar com 2 horas de antecedência igual os aeroportos solicitam.

Os trens possuem uma incrível estrutura com restaurantes, lojas, casas de câmbio e até wi-fi. São bonitos, confortáveis e práticos!

Cidades que não podem faltar no seu roteiro pela Europa

Como se não bastasse esse tanto de pontos importantes e interessantes para você visitar na Europa, nós decidimos fazer uma lista com 15 cidades que você não pode deixar de fora do seu roteiro. Veja só:

  1. Berlim, Alemanha
  2. Londres, Inglaterra
  3. Veneza, Itália
  4. Paris, França
  5. Viena, Áustria
  6. Amsterdam, Holanda
  7. Budapeste, Hungria
  8. Praga, República Checa
  9. Madri, Espanha
  10. Istambul, Turquia 
  11. Cracóvia, Polônia
  12. Lisboa, Portugal
  13. Dubrovnik, Croácia
  14. San Sebastián, Espanha
  15. Lagos, Portugal

O que não pode faltar na mochila de uma Eurotrip?

Imagem: Pixabay
  1. Documentos
  2. Seguro viagem
  3. Passagens
  4. Comprovante de hospedagem
  5. Dinheiro
  6. Câmera
  7. Celular
  8. Fones de ouvido e carregadores
  9. Roupas e calçados confortáveis
  10. Remédios de emergência
  11. Itens de higiene pessoal
  12. Blusinha de frio
  13. Óculos de sol
  14. Toalha
  15. Roteiro

Seguro viagem para Europa

Imagem: Unsplash

Uma viagem completa é uma viagem com segurança e tranquilidade, concordam? Então, não esqueça de contratar o seu seguro viagem para Europa. Além de obrigatório para entrada no velho continente, você não irá arcar com custos extras caso tenha algum imprevisto com seu voo, bagagem ou com sua saúde. 

Acesse: compararsegurodeviagem.com.br e faça sua cotação! Com a Comparar você encontra as melhores apólices com o menor valor de mercado. Ah, e o melhor: eles cobrem qualquer preço do mercado. É só entrar em contato e conversar com um consultor. 

Vai viajar? Vá com segurança! Vá de Comparar Seguro de Viagem!