Pular para o conteúdo

Quais são as regras para a entrada de brasileiros na Europa?

Malas prontas

Ir para a Europa é o sonho de muitos. Conhecer novos países, novas culturas, experimentar gastronomia diferente, se divertir com os amigos ou família e até aprimorar o inglês ou outras línguas.

É uma oportunidade daquelas que não se pode deixar nada dar errado, afinal, viajar para a Europa requer que tudo seja pensado e planejado, para isso, existem algumas regras e documentos exigidos. Portanto, aqui nesse post você confere quais são as regras para a entrada de brasileiros na Europa.

Documentos obrigatórios

Assim como em qualquer viagem, existem alguns documentos que sem eles não é possível nem entrar no avião para o embarque. Mas relaxa, estamos aqui para te lembrar e não deixar que você se esqueça de algo importante.

Vamos começar com a lista:

Passaporte e certificado de vacinação

Passaporte válido para Europa

Se você tem um passaporte, certifique-se de olhar bem a data de vencimento e quando será preciso renovar. Na maioria dos outros continentes, você precisa apresentar o passaporte com até 6 meses para vencer na hora do embarque, já para a Europa, as contas são diferentes. Se você não sabe como tirar seu passaporte, clica aqui e confere!

Para poder entrar nos países, é preciso que o seu passaporte tenha a validade de no mínimo 3 meses após o último dia de estadia pelo continente. Por exemplo, se a sua viagem vai até o mês de março, seu passaporte precisa estar no prazo de validade até o mês de junho, pelo menos

Carta Convite

Se você estiver indo a convite de alguém e irá se hospedar em um ambiente familiar, é preciso fornecer um documento que comprove a veracidade dessa informação. Para isso, eles pedem que seja realizada uma espécie de carta informal, no qual o residente ou nativo da europa deve estar informando que você será o hóspede dele e o tempo. 

Para a União Europeia não há necessidade de registar e autenticar a carta, basta assinar, escanear e enviar por e-mail, mas se quiser evitar qualquer situação desagradável, você pode sim pedir para registrar a carta. O famoso é melhor prevenir do que remediar.

Comprovante de hospedagem

Se você for para ficar hospedado em algum hotel ou hostel, é necessário também informar onde você irá ficar, com os comprovantes de hospedagem. Essa é mais uma forma de garantir que você realmente vai por turismo e não para tentar se infiltrar como imigrante ilegal.

Comprovante de renda

Além desses documentos, no momento do embarque eles também verificam se você pode ficar o tempo que está afirmando que irá ficar, para isso é preciso que você tenha reservado uma determinada quantidade de dinheiro. Em média você precisa ter de 60 a 70 euros para gastar por dia e se você estiver viajando com outra pessoa, essa pessoa também precisa ter a quantia dela. Então, se você for ficar por 10 dias na europa, tenha de 650 a 700 euros. E até se o período for menor, leve por garantia a mais.

Passagens

Mais uma garantia para eles de que você não irá tentar fazer a vida de maneira ilegal na Europa. Para isso, imprima e tire cópia de todas as suas passagens, tanto de ida quanto de volta. Será mais uma forma de comprovar todas as informações acima.

Mulher de máscara e com o passaporte para europa na mão

Entrada de brasileiros pós pandemia

Com a pandemia do novo coronavírus, por muito tempo, diversos países proibiram a entrada de brasileiros, já que o nosso país foi um dos que menos soube lidar com a propagação do vírus e conter o mesmo.

Mas hoje em dia, com as vacinas, o cenário mudou para melhor (ainda bem!). Os brasileiros já podem viajar para os países da Europa, mas assim como outros estrangeiros, é preciso seguir um protocolo de normas de segurança. Na maioria dos casos, cada país tem um formulário específico que você deve preencher antes. Confira mais algumas regras que devem ser atendidas para você poder entrar na Europa:

Seguro viagem

Formulário de entrada específico do país

Carteira de vacinação contra a Covid-19

Exame RT-PCR negativo

Quarentena

Conclusão

Países da União Europeia e do Tratado de Schengen exigem que as pessoas que entram em seus solos tenham o seguro viagem, cada país tem uma cobertura obrigatória, isso você terá que pesquisar, de acordo com o seu país de destino.

Não deixe de garantir o seu e ficar tranquilo para viajar, sem nenhum problema, e se der, vocês estará amparado!

A Comparar tem o melhor seguro, para a sua melhor viagem! Faça sua cotação aqui!

1 comentário em “Quais são as regras para a entrada de brasileiros na Europa?”

  1. Pingback: Viagem para a Itália: Explorando a Itália em Uma Breve Visão Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *