Pular para o conteúdo

Seguro Viagem Nacional: saiba como funciona e como contratar

O seguro viagem para destinos nacionais é tão importante quanto para destinos internacionais. Vem descobrir com a gente como funciona e como contratar um seguro viagem nacional.

Foto do alto do Rio de Janeiro para ilustrar o assunto do seguro viagem nacional
Imagem: Pixabay

É necessário contratar um seguro viagem nacional? Vale a pena? Essas são algumas perguntas comuns durante o planejamento de uma viagem. Contratar um seguro viagem é imprescindível para qualquer viagem, seja qual for seu destino, nacional ou internacional. 

A contratação de seguro viagem internacional é mais comum do que para destinos nacionais, por causa da obrigatoriedade para entrada em muitos países, mas já parou para pensar que os riscos e imprevistos são muito parecidos e podem até serem os mesmos?

Segurança e tranquilidade nunca é demais, né? Então vem com a gente descobrir as vantagens de contratar um seguro viagem nacional e como ele funciona.

O que é seguro viagem nacional? 

Assim como o seguro viagem internacional é de extrema importância para suas viagens para fora do país, porque não seria também importante para viagens dentro do Brasil?

O seguro viagem nacional também irá te auxiliar em casos de imprevistos durante sua estadia longe de casa. Imagina estar curtindo as belíssimas praias da costa brasileira, tudo incrível, você se joga nos petiscos marinhos e a comida não lhe cai bem, pois não está acostumado com o tipo de alimento. Vixi… e agora? 

Você teve uma intoxicação alimentar e precisa de atendimento médico. Se você tiver um seguro viagem nacional, basta acioná-lo para receber todo o atendimento médico necessário em uma rede conveniada, sem pagar nada a mais por isso. 

E isso se aplica em diversos outros imprevistos, como: machucar o pé em uma trilha ou ter uma forte dor de dente.

Quais vantagens de contratar um seguro viagem nacional?

Quer vantagem melhor do que viajar com toda segurança e sem preocupações? Com um seguro viagem nacional suas férias serão assim! 

O seguro vai muito além das assistências médica, odontológica e farmacêutica. As vantagens são incontáveis e te ajudará a aproveitar ainda mais a sua viagem. Com um seguro viagem nacional você irá evitar gastos extras, terá assistência garantida em imprevistos com a saúde, com sua bagagem ou voos. Além disso, terá assistência 24 horas por dia e sete dias por semana.

Mas quanto isso irá te custar? Fique tranquilo! Contratar um seguro viagem nacional é muito barato, custando em média R$4 por dia!

O que um seguro viagem nacional cobre?

Foto de um médico com janelo branco para ilustrar o tópico coberturas para seguro viagem nacional
Imagem: Pixabay

O seguro viagem nacional tem diversas coberturas, podendo ser coberturas obrigatórias estabelecidas pelo órgão regulamentador de seguros e outras que podem ser adicionadas, de acordo com a necessidade do viajante. Veja a seguir quais são:

  1. Assistência médica e odontológica (DMHO)

Essa cobertura é obrigatória para todos os seguros, seja nacional ou internacional. Caso você tenha alguma emergência médica ou odontológica, você poderá acionar o seu seguro. A assistência irá te encaminhar para uma rede conveniada no destino em que se encontra para realização do atendimento necessário.

Caso não tenha nenhuma rede conveniada no local, a seguradora poderá lhe orientar a realizar o atendimento em outro local, e reembolsar as despesas do tratamento, desde que orientado por um médico. A indenização é feita de acordo com as condições de sua apólice. Consulte-as! 

  1. Bagagem Extraviada

A cobertura para bagagem extraviada é opcional e pode ser incluída no seu seguro viagem nacional. Ela funciona com indenização. Caso sua bagagem seja extraviada, perdida ou danificada, você precisará preencher um formulário, fornecido pela sua companhia aérea que comprove o dano para ressarcimento, de acordo com as condições da sua apólice.

  1. Cancelamento de viagem

A cobertura para cancelamento de viagem também é uma cobertura opcional que pode ser solicitada à seguradora na hora da contratação. O viajante será indenizado pelas despesas não reembolsáveis, como: pacotes de viagem, transporte ou hospedagem. 

  1. Acompanhamento de crianças e idosos

Essa cobertura também é opcional e pode ser acionada em casos de internação devido a um acidente, falecimento ou enfermidade que tenha cobertura pela apólice contratada.

O acompanhamento tem como objetivo prestar serviços de transporte ou reembolso de despesas para o acompanhante do segurado até o local da viagem, sempre respeitando as condições gerais da apólice e valor limite da cobertura.

O valor para custos de remarcação de passagens ou compra de uma nova passagem, seja para o segurado ou para o acompanhante escolhido. A cobertura é válida para crianças de até 14 anos e idosos acima de 70 anos.

  1. Regresso sanitário

A cobertura para regresso sanitário consiste em uma indenização das despesas com o retorno do segurado ao seu destino de origem. O regresso sanitário pode ser acionado quando o viajante não possui condições de retornar ao seu local de origem por motivos de acidente pessoal ou outros ocorridos que tenham cobertura pelo seguro. 

Vale lembrar que é muito importante consultar as condições gerais e limite de  valor da apólice contratada.

Outras coberturas de seguro viagem nacional

  • Translado de corpo
  • Funeral
  • Regresso antecipado
  • Assessoria jurídica

Tenho plano de saúde, preciso contratar um seguro viagem nacional?

Sim! Com certeza, sim! Essa pergunta é muito comum, já que os viajantes acham que apenas o plano de saúde poderá atendê-los durante sua viagem pelo Brasil. Mas, existem pontos que precisam de uma atenção quando o assunto é plano de saúde. Veja só!

É que a maioria dos planos de saúde possuem cobertura a nível municipal e no máximo, estadual. Ou seja, se você estiver viajando para outro estado, que não seja o de sua residência, o seu plano de saúde não terá a cobertura que você precisará.

Além disso, é importante destacar que a contratação de um seguro viagem nacional não substitui o seu plano de saúde, e o seu plano de saúde não substitui o seu seguro viagem.

Como contratar um seguro viagem?

Imagem de um caderno com passaporte para ilustrar o tópico como contratar seguro viagem nacional
Imagem: Freepik

Para contratar um seguro viagem nacional é muito fácil, rápido e barato! Você precisará ter definido o seu destino e as datas de ida e de volta. A cobertura do seguro deve ser desde o primeiro dia até o último dia da sua viagem. 

Recomenda-se que a contratação seja feita com no mínimo 3 dias de antecedência para que você não tenha nenhum imprevisto na hora de fechar sua apólice. 

Caso seja necessário contratar o seguro na hora da viagem, é importante que você não tenha saído do seu destino de origem ainda. Pode ocorrer de algumas seguradoras não emitirem uma apólice para viagens que já começaram. 

Seguro viagem nacional

Bora contratar o seu seguro viagem nacional? Na Comparar Seguro de Viagem você encontra as melhores seguradoras com o menor preço do mercado. 

A Comparar Seguro de Viagem é um site comparador de seguros de viagem nacional e internacional, que tem como objetivo te auxiliar na hora de escolher o seu seguro. E sabe o que é melhor ainda? Eles cobrem qualquer oferta do mercado! Compare agora mesmo, clicando aqui!

Caso precise de ajuda na hora de escolher o melhor seguro para você, basta entrar em contato com a melhor central de atendimento pelo telefone: (31) 2010-0022.

Viaje com segurança e tranquilidade! Escolha a Comparar Seguro de Viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *