Pular para o conteúdo

As melhores festas de São João do nordeste Brasileiro

 Janine Moraes/Flickr

Símbolo da cultura popular brasileira, as festas juninas chegaram com tudo esse ano! 

Tradição em todo o país, as comemorações acontecem durante todo o mês de junho e são celebrados três santos populares: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 23) e São Pedro (dia 29).

No nordeste as comemorações são levadas muito a sério, as cidades ficam todas coloridas, enfeitas com fogueiras e bandeirinhas.

As festas contam com muita comida típica, danças e quadrilhas de cada região, além de diversos shows e apresentações que arrastam milhares de pessoas de todo o Brasil para comemorar os arraiás.

Pensando nisso, separamos as festas mais populares no Brasil para você conhecer! 

Campina Grande (Paraíba)

Maior São João do Mundo acontece em Campina Grande há mais de trinta anos com programação que dura o mês inteiro de junho no Parque do Povo.
Emanuel Tadeu

Aqui acontece a maior festa de São João do mundo!  

A festa paraibana atrai mais de 100 mil pessoas por dia para comemorar o mês junino. Todos os dias acontecem grandes shows com artistas locais e do Brasil todo, brincadeiras tradicionais, campeonato de quadrilhas e até casamento coletivo no dia de São João. 

Caruaru (Pernambuco)

Arnaldo Felix/Prefeitura de Caruaru
Arnaldo Felix/Prefeitura de Caruaru

A festa de Caruaru disputa todo ano o título de maior festa de São João do Mundo com Campina Grande por conta de seu tamanho e público. A programação é dividida em 24 pontos dispersos por toda zona urbana e rural da cidade do agreste pernambucano e esse ano a festa conta com mais de 800 apresentações, acompanhadas de comidas típicas e brincadeiras locais para animar as comemorações. 

São Luís (Maranhão)

São João 2022: Veja a programação dos arraiais de terça a quinta-feira em São Luís — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís
Prefeitura de São Luís

A festa junina maranhense se diferencia das outras festas de São João. As comemorações têm como destaque o Bumba-meu-boi e temas folclóricos. Em quase todos os bairros da capital há pelo menos um boi todo colorido durante o período das festas. Ao todo serão 200 atrações artísticas com apresentações de cacuriá, quadrilhas juninas, shows, danças alternativas e grupos de bumba meu boi.

Mossoró (Rio Grande do Norte)

O espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró" é uma das atrações da cidade — Foto: Divulgação/Prefeitura de Mossoró
Prefeitura de Mossoró

A festa de São João de Mossoró é o maior arraial do estado do Rio Grande do Norte. Dentre as atrações estão shows locais, nacionais, apresentações de comédia, quadrilha, comidas típicas e a famosa apresentação “Chuva de Bala”, que conta a história dos mossoroenses que impediram o bando do cangaceiro Lampião de invadir a cidade e essa luta contra os cangaceiros foi o início da destituição do rei do cangaço. 

Petrolina (Pernambuco)

Carlos Britto

No sertão nordestino também tem uma enorme programação para comemorar a chegada do mês junino. As festas em Petrolina conta com diversas atrações, dentre elas estão:  corrida de jegue, sanfoneiros, fogueiras e festas em diversos bairros, ruas enfeitadas, forró de espora, missa do vaqueiro e shows de artistas locais e famosos durante todo o mês.

Cada lugar com uma festa mais linda que a outra, não é? Não vejo a hora de conhecer todas essas festas de São João e você?

Se for viajar não esqueça do seguro de viagem, hein? Compre na melhor, compre na Comparar!

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *