Pular para o conteúdo

Catar: tudo sobre o país sede da Copa do Mundo

Lusail Stadium, Qatar
SC Qatar 2022/Divulgação

Já estamos em contagem regressiva para a Copa do Mundo! 

Menos de 10 dias para começar o segundo maior evento esportivo do globo, e o mundo todo já está em clima de festa.

A data de estreia do evento, será dia 20 de novembro, às 13h (horário de Brasília), e o primeiro jogo será entre Catar e o Equador.

Ao todo serão 32 seleções competindo em 64 jogos pelo título de melhor seleção do mundo!

O evento acontece a cada 4 anos e é sempre sediado em um país diferente, a Copa do Mundo de 2022, acontecerá no Catar, primeiro país do Oriente Médio a receber a comemoração. 

Se você está de malas prontas para embarcar para o local ou deseja conhecer mais sobre um dos países mais ricos do mundo, precisa conferir este artigo!

Cultura do país 

O Catar está localizado na Península Arábica, e possui uma população estimada de aproximadamente 2,8 milhões de habitantes. O país é considerado uma das nações mais ricas do mundo, e a sua paisagem é cercada pelo deserto árido e um longo litoral no Golfo Pérsico, com lindas praias e dunas. 

A capital do país, Doha, cidade que acontecerá alguns jogos da competição, impressiona a todos pelos diversos arranha-céus futuristas e por sua arquitetura ultramoderna. 

O Catar, é um país islâmico, com a cultura e costumumes baseados no islamismo.

De acordo com a religião, os homens não podem mostrar em público a parte do corpo entre o umbigo e o joelho, eles utilizam um traje chamado thobe, que é uma camisa branca que vai até os pés, e na cabeça usam um lenço chamado ghutra.

Já as mulheres podem mostrar apenas o rosto e as mãos, elas utilizam um vestido longo de mangas compridas, na cor preta, que se chama abaya. O cabelo precisa ser coberto por um lenço, o hijab, que também é preto. 

Como o turista deve se vestir

O governo local não exigirá que os turistas se vistam como os catarenses. Porém, por ser um país do Oriente Médio, é recomendado que os visitantes respeitem os costumes locais, e que usem roupas que cubram os ombros e joelhos, e as mulheres que não vistam roupas justas e decotadas. 

Fotografar sem sua autorização

Filmar ou tirar foto da população local sem a sua autorização é crime e pode levar à detenção no país. Apenas jornalistas credenciados pela Agência de Notícias do Catar podem filmar e fotografar as pessoas. 

Consumo de bebida alcoólica 

No Catar a comercialização e consumo de álcool em ambientes públicos é proibido, então, se você estava pensando em assistir aos jogos comemorando com bebida alcoólica, ou nos bares e restaurantes do local, esteja ciente que não será disponibilizado. Quem quiser consumir esse tipo de bebida só poderá nos hotéis.

Cuidado em se sentar

Ao se sentar mantenha os pés no chão e não cruze as pernas. Na cultura local a sola do pé é considerada a parte mais suja do corpo e não deve ser mostrada a ninguém, e deixá-la visível ao se sentar demonstra desrespeito às pessoas.

Demonstração de afeto em público 

Manifestar carinho, dar aperto de mão, beijos e abraços em público é proibido no Catar. De acordo com o código penal do país, a demonstração de afeto em espaço público é considerado um ato obsceno e pode levar à prisão. 

Não diga “não” ao cafezinho 

Os garçons no país tem costume de passar diversas vezes servindo o café árabe, que é do tipo amarelo, e recusar o café dizendo “não” é considerado falta de educação, o certo é apenas balançar o copo que o café não é mais oferecido. 

Seguro viagem

Para viajar para o Catar é obrigatório contratar seguro de viagem.  O sistema de saúde local não é oferecido a visitantes internacionais e uma consulta de emergência no país pode custar a partir de 300 Rials (R$ 500 ou 75 EUR). Procedimentos simples ou um exame de raio-x ultrapassam os 1.000 Rials. Por isso, é importante se prevenir e contratar um bom seguro na Comparar. 

Documentos para entrar no Catar

  • Cartão Hayya

Para visitar o país é preciso portar o Cartão Hayya, que irá funcionar como um visto durante a Copa do Mundo. O cartão irá conter todas as informações sobre o turista, como nome, número do passaporte, data de chegada e saída do país. O documento será exigido nos pontos de imigração para entrar no Catar, nos acessos aos jogos e dentro dos transportes públicos. 

Para adqurir o Hayya, basta solicitar o documento no site.

  • Comprovante de vacinação Covid-19

É recomendado que o visitante esteja com o ciclo de vacinação completo e as vacinas aceitas são da: Pfizer BioNTech, Moderna, Oxford/Astrazeneca, Coronavac ou da Janssen.

  • Outros documentos

Antes de embarcar o turista também precisa estar com o passaporte dentro da validade, e com o comprovante da reserva do hotel em mãos. Todos os documentos precisam ser enviados no site do governo do Catar pedindo a permissão para a entrada no país.

Eu não conhecia nada sobre o Catar, fiquei encantada com as suas belezas e curiosa para saber sobre a sua cultura. Não vejo a hora de poder visitar, e você?

Se você gostou da dica e já está de malas prontas para curtir a Copa do Mundo. Deixe seu comentário sobre esse lindo destino!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *