Pular para o conteúdo

Viajar pelo Brasil: 6 destinos brasileiros que todo mundo deveria conhecer

Conheça os melhores destinos para viajar pelo Brasil! São paisagens, culturas e uma diversidade incrível que você só encontrará aqui.

Foto de Fernando de Noronha
Imagem: Unsplash

Que o Brasil é um país com uma diversidade cultural incrível, não é segredo para ninguém. E, talvez seja exatamente isso que deixa o país ainda mais encantador e apaixonante, conquistando todos os tipos de viajantes. Mas, com tanta coisa legal para fazer, por onde começar uma viagem pelo Brasil? Vem que a gente te mostra seis destinos que todo mundo deveria conhecer pelo menos uma vez na vida.

Paisagens naturais, praias, ilhas, patrimônio histórico e muita beleza fazem parte desse roteiro de viagem pelo Brasil. Tem opção para todos os gostos e espalhadas por todo país. Qual você prefere?

1 – Bonito

Bonito realmente faz jus ao nome ou até mais. Bonito supera as expectativas! Se você é um viajante que gosta de contato com a natureza, paisagens paradisíacas, locais calmos e aconchegantes, faça uma parada nessa cidade do Mato Grosso do Sul. 

A cidade tem um clima de interior e ritmo mais tranquilo. As atividades locais giram em torno de passeios pelos rios de águas cristalinas, mergulhos, flutuação e banhos de cachoeira. A diversidade de passeios e de natureza é o que realmente encanta. E o mais legal: como a cidade vive do ecoturismo, eles possuem uma organização para que o meio ambiente esteja sempre em primeiro lugar e seja muito bem preservado. 

Mas, o que fazer em Bonito? Separamos alguns passeios para realizar na cidade.

Visite a Gruta do Lago Azul

Foto da Gruta do Lago Azul na cidade Bonito em Mato Grosso do Sul
Imagem: Unsplash

Símbolo da cidade, a Gruta do Lago Azul é um local imperdível e encantador, diga-se de passagem. Após subir os muitos degraus da gruta, você chegará a um local de observação e irá se deparar com as estalagmites e estalactites, umas formações em pedras que levam muitos milhares de anos para se formar.

Depois você verá o famoso lago azul, um dos principais pontos históricos de Bonito. São mais de 90 metros de profundidade de um azul intenso. Para pegar o lago como é visto nas fotos de divulgação do local, planeje sua viagem para os meses de dezembro ou janeiro. 

Flutuação no Rio Sucuri

Flutuação é, com certeza, um passeio que não pode faltar em uma viagem para Bonito. Se você não fizer, não terá tido uma verdadeira experiência na cidade. Brincadeiras à parte, é uma das atrações que mais valem a pena. É surreal a beleza natural do local!

O Rio Sucuri é considerado um dos rios mais cristalinos do Brasil, sendo referência em flutuação pela boa visão que oferece aos turistas. O rio também conta com uma enorme diversidade de peixes e flora que impressionam. 

Você também pode flutuar no Aquário Natural, no Rio da Prata e em outros rios da região. 

Cachoeiras em Bonito

Bonito reúne muitas cachoeiras de águas geladinhas e diferentes formatos e tipos de queda. Esse passeio é perfeito para renovar as energias em dias de calor. Você pode fazer um passeio completo chamado Boca da Onça Ecotur, realizado às margens do Rio Salobra. O percurso tem 4 quilômetros e passa por 8 cachoeiras, com uma paradinha para se refrescar nas águas. 

As cachus mais amadas são a da Boca da Onça e a do Buraco do Macaco, que permite que você aprecie sua beleza por trás dela. 

Outros parques cheios de cachoeiras são o da: Estância Mimosa, Rio do Peixe e Parque das Cachoeiras.

2 – Chapada dos Veadeiros

Para conhecer a Chapada dos Veadeiros, você deverá ir até a cidade base de Alto Paraíso, em Goiás. A cidade é pequenina e simpática! Conta com diversas pousadas, hotéis e excelentes restaurantes. De lá você poderá ir até a famosa Chapada dos Veadeiros. 

A imensidão do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros encanta os apaixonados por ecoturismo. As cachoeiras e cânions tomam conta do lugar com uma energia indescritível e encantadora, que fica ainda mais incrível com o dourado que só o pôr-do-sol do cerrado oferece.

Foto da cachoeira do parque nacional da Chapa dos Veadeiros
Imagem: Unsplash

Cachoeira de Santa Bárbara

A Cachoeira de Santa Bárbara é famosa pela cor de sua água: azul Caribe. E sabe o que é melhor: a maioria das atrações são autoguiadas e perfeitas para quem é do time do turismo independente. 

Outras cachoeiras para adicionar ao seu roteiro: Cachoeiras do Macaquinho e Cachoeira Almécegas.

Trilha dos Cânions

Ah! Os famosos e misteriosos Cânions… você precisa fazer pelo menos uma trilha dentro do parque. Geralmente, as trilhas também passam pelas cachoeiras para um pulinho nas águas geladinhas da Chapada. 


Vale da Lua

O vale da lua é um dos pontos mais visitados em Alto Paraíso. O local é um conjunto de formações rochosas em pedras, onde correm as águas do Rio São Miguel e que lembram o solo da lua com pequenas crateras.

3 – Fernando de Noronha

A ilha mais cobiçada pelos brasileiros é um verdadeiro paraíso e não tem como negar. As praias deslumbrantes, natureza bem preservada e segurança local são os responsáveis pela fama de Fernando de Noronha. 

Fernando de Noronha possui muitas praias consideradas uma das mais bonitas do país, e não é para menos, né? Parece que foram recortadas, desenhadas e pintadas à mão com aquela mistura de águas em tons verde e azul.

Foto da praia de Fernando de Noronha
Imagem: Pixabay

Baía do Sancho e Baía dos Porcos

Já que estamos falando de um arqueólogo famoso por sua vida marinha, porque não começar a viagem com um mergulho de cilindros, não é mesmo? Basta apenas um mergulho entre mini tubarões ou tartarugas na Baía do Sancho ou um snorkel na Baía dos Porcos para entender que todos os elogios à pequena ilha pernambucana são totalmente verdadeiros. 

Morro Dois Irmãos

O Morro Dois Irmãos é símbolo de Fernando de Noronha. Você pode apreciá-lo bem de pertinho da Praia Cacimba do Padre e também do Mirante da Baía dos Porcos. Pela trilha da Baía do Sancho também é possível ter uma vista do morro, porém bem do alto. 

Faça também um passeio de lancha ao redor do Morro Dois Irmãos e pare para um mergulho próximo a ele. 

Pôr-do-sol no Forte do Boldró e na Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios

Termine seu dia no Forte do Boldró ou na Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios. Será uma das vistas mais incríveis que você apreciará! O pôr-do-sol é a atração principal e uma das mais recomendadas aos visitantes.

No local, um pequeno trailer vende bebidas e comidas para deixar o momento ainda mais especial.

4 – Jericoacoara

Um dos destinos queridinhos dos últimos tempos, Jericoacoara ou mais conhecida pelo apelido carinhoso: Jeri é uma pequena vila à beira mar. A região conta com lindas praias, dunas e lagoas de águas cristalinas. Os hotéis, resorts e restaurantes prometem dias incríveis e com lindos fins de tarde.

Praia de Jericoacoara 

A Praia de Jericoacoara é a principal praia da vila e o ponto preferido dos turistas para aprender e praticar windsurf. Aqui estão localizados os principais e mais famosos hotéis, bares e restaurantes, locais com um belíssimo pôr-do-sol. As águas são calmas e com uma maré forte. 

Lagoa do Paraíso

A lagoa está no município de Jijoca de Jericoacoara e é considerada uma das melhores praias do Brasil. Suas águas são cristalinas em tons azul e verde. É nessa lagoa que ficam as famosas redes dentro d’água, queridinha dos turistas que amam uma foto.

Na extensão da Lagoa do Paraíso está o Alchymist, um clube famoso por sua incrível estrutura e excelente comida. 

Pedra Furada

Foto da pedra furada em Jericoacoara
Imagem: Unsplash

Cartão postal de Jeri, a Pedra Furada é uma das atrações queridinhas e uma das mais bonitas da cidade. O local rende lindas fotos do sol se pondo pelo buraco da pedra.

A Pedra Furada tem uma fenda bem no meio, como o nome sugere, de frente para o incrível mar azul. Anota essa dica: vá em período de maré baixa.

5 – Gramado

Conhecida como Europa brasileira, Gramado está localizado na Serra Gaúcha e recebe mais de seis milhões de turistas de todo lugar do mundo. O local é conhecido por ser hospitaleiro e acolhedor, o que faz com que o turismo seja ainda mais forte. 

Gramado é puro charme! Ruas floridas e repletas de hortênsias, arquitetura bávara, cafés coloniais, fondues e chocolates deliciosos. Sem falar da incrível natureza da serra do Rio Grande do Sul.

Rua Coberta:

A Rua Coberta, é com certeza, o ponto turístico mais disputado de Gramado. Ela fica no coração da cidade em frente ao Palácio dos Festivais, onde também acontece o Festival de Cinema de Gramado. Seu nome tem como origem a decoração de várias plantas penduradas, criando um teto para a rua. Na Rua Coberta você encontrará diversos restaurantes, lojinhas, chocolates quentes e diversos tipos de eventos.

Lago Negro: 

Acredite quem quiser, o Lado Negro é um lago artifical! Isso mesmo, você ficará encantado com esse local. O Lago é cercado por árvores e muitos arbustos de hortênsias. Lá você poderá andar de pedalinho e aproveitar um passeio tranquilo para descansar. Ah, e se quiser faça um piquenique aproveitando a paisagem.

Mini Mundo:

Um incrível parque a céu aberto e com réplicas idênticas de construções do mundo  todo, 24 vezes menores do que as originais. Já pensou? Lá você encontrará diversos cenários como a Usina do Gasômetro de Porto Alegre, o Neuschwanstein Castle da Alemanha, o Museu Paulista de São Paulo e o Aeroporto de Bariloche da Argentina, por exemplo. Aproveite o passeio com a família, pois as construções encantam desde os pequeninos até os mais velhos. Vale muito a pena!

6 – Jalapão

Foto de cima da duna em Jalapão
Imagem: Pixabay

As belezas do Jalapão foram descobertas há pouco tempo pelos brasileiros. O local conta com diversas paisagens naturais, fervedouros de águas cristalinas, dunas e cachoeiras indescritíveis. Bem no meio da região do cerrado brasileiro, no estado do Tocantins, se você deseja fugir dos grandes centros urbanos e se jogar ao meio da natureza, esse é o destino certo. 

Pôr do sol nas Dunas do Jalapão

Ah, o sol do cerrado é perfeito! Você precisa apreciar o dourado que colore as Dunas do Jalapão. O cartão postal da região fica dentro do Parque Estadual do Jalapão e são emolduradas pela Serra do Espírito Santo com um cenário espetacular. Para subir as Dunas é fácil e a paisagem é muito gratificante.

Flutue nos diversos Fervedouros

É impossível falar de Jalapão e não falar sobre os fervedouros do local. As piscinas de águas cristalinas que surgem no meio do cerrado, são um verdadeiro oásis. A água brota do chão e se mistura com a areia, possui uma potência dos lençóis freáticos que fazem com que os turistas flutuam sem nenhum esforço, ou seja, é impossível afundar em um fervedouro do Jalapão. 

Alguns fervedouros para conhecer no Jalapão:

  • Fervedouro Bela Vista;
  • Fervedouro do Ceiça;
  • Fervedouro do Buritis;
  • Fervedouro do Buritizinho;
  • Fervedouro do Rio Sono;
  • Fervedouro do Encontro das Águas.

Cachoeira do Formiga

Não dá para descrever a beleza da água da Cachoeira do Formiga, e não é para menos, é um dos lugares mais disputados do Jalapão. Um verde intenso com alguns pontos em azul, por causa da rocha de calcário do fundo da cachoeira. Sua temperatura é perfeita para o calor do Jalapão e se você preferir águas mais calmas, é só descer para a piscina que se forma ao final da queda.

Seguro Viagem Nacional

Imagem de uma mala de viagem
Imagem: Pixabay

E você já sabe que mesmo para viagens nacionais é de extrema importância contratar um seguro viagem nacional, né? Afinal os riscos e imprevistos são os mesmos, independente do seu destino.

Já pensou estar em umas das trilhas do Jalapão e machucar o seu pé? Com o seguro viagem, é só acionar sua seguradora e solicitar atendimento no hospital mais próximo. 

Com seguro viagem nacional você também estará coberta em casos de extravio de bagagem, cancelamento de voo, assistência médica, odontológica e jurídica. 

Leia mais sobre seguro viagem nacional aqui!

Como contratar um seguro viagem nacional? 

Para contratar um seguro viagem nacional é muito fácil! Basta acessar: www.compararsegurodeviagem.com.br, selecionar o seu destino e informar sua data de ida e de volta da viagem. 

A Comparar Seguro de Viagem irá buscar as melhores seguradoras e planos de seguro de viagem com o menor preço para o seu destino. Aí basta você preencher os dados do segurado e pronto. Pode ficar tranquilo!
Faça sua cotação agora mesmo! Caso tenha alguma dúvida, é só conversar com um consultor pelo próprio site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *