Pular para o conteúdo

Como tirar meu passaporte? Confira o passo a passo e documentos necessários

Imagem de um passaporte em cima do mapa mundi
Imagem: Pixabay

Chegou a hora de emitir o seu passaporte, mas você não sabe como proceder? Vem com a gente que nós te ensinamos o passo a passo de como tirar o seu novo documento.

Chegou a hora de fazer aquela viagem internacional, né? Então agora você precisa pensar e cuidar de todos os documentos necessários para fazer essa viagem. Que mexer com documentação pode ser chato e estressante todos nós sabemos, mas quando bem planejado essa tensão pode diminuir. 

Pensando nisso, nós da Comparar Seguro de Viagem fizemos um passo a passo com todas as dicas e documentação necessária para que você possa emitir o seu passaporte sem dores de cabeça. 

Como tirar o meu passaporte? Passo a passo:

Você sabia que agora você pode solicitar o seu passaporte on-line? Por essa você não esperava, né? Depois você só precisará comparecer ao posto presencial da Polícia Federal para entrega e análise dos seus documentos.

O prazo de emissão do documento é de no mínimo 6 dias úteis até 30 dias. Esse prazo pode ser alterado, de acordo com alguns acontecimentos ou devido à alta demanda. 

O procedimento de emissão de passaporte para menores de idade é o mesmo dos adultos. Fique atento apenas a solicitação de alguns documentos à parte ou para a substituição de documentos em que o menor ainda não os possua. 

1 – Como agendar meu passaporte on-line?

Uma pessoa no computador fazendo o agendamento online do passaporte
Imagem: Unsplash

Para emitir o seu passaporte o primeiro passo é fazer a solicitação on-line através do site da Polícia Federal. Para agendar é só clicar aqui!

Basta preencher o formulário com seus dados pessoais e documentação. Já separe-os antes do preenchimento para não ter problemas, viu?

2 – Quais documentos preciso para emitir o passaporte? 

  • Documento de identidade: neste caso pode ser qualquer documento oficial e original com foto, como: RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaportes anteriores ou carteiras de identidade emitidas por órgãos públicos ou militares. Importante: todo e qualquer documento deve ter menos de 10 anos de expedição e estar em um bom estado de conservação com todas as informações legíveis. 
  • Certidão de nascimento: este documento é obrigatório para crianças menores de 12 anos e que ainda não possuam outro documento de identificação. Também é necessário para cidadãos que já tiveram seu nome alterado.
  • CPF: documento obrigatório para cidadãos maiores de idade. Caso o solicitante seja menor de idade, o CPF apresentado deverá ser de um responsável legal.
  • Foto 3X4: necessário apenas para crianças de até 3 anos. A foto deve ser em um fundo branco, recente e colorida. A foto deve ser apresentada junto com a certidão de nascimento e CPF do responsável legal.
  • Passaporte anterior: caso seja segunda via, o cidadão que não apresentar o documento anterior, deverá pagar o valor referente a taxa duas vezes. Em casos de roubo, apresentar o boletim de ocorrência. 
  • Título de eleitor: necessário para consulta eleitoral on-line no momento do atendimento para emissão do passaporte. 
  • Documento de quitação com serviço militar: assim como a comprovação de situação eleitoral, a situação de quitação com serviço militar também é consultada no momento do atendimento.
  • Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU).

Atenção: a solicitação de passaporte para menores de 18 anos deve ser feita mediante a uma autorização assinada por ambos os pais ou pelo responsável legal. Além disso, o menor deve estar acompanhado de um responsável. O modelo de autorização pode ser encontrado no site da Polícia Federal.

3 – Pagamento da taxa de emissão

Após preencher o formulário on-line e finalizar o seu agendamento no site da Polícia Federal, será emitido um boleto de pagamento da taxa de emissão do passaporte, a Guia de Recolhimento da União (GRU). 

Para que seu documento seja emitido, é necessário efetuar o pagamento e guardar o comprovante para apresentação junto aos demais documentos, no dia e horário do seu atendimento no posto da PF. Sem o comprovante de pagamento você não conseguirá emitir o seu passaporte! 

Mas quanto custa a emissão de um passaporte? Atualmente, você irá desembolsar o valor de R$257,25 para a emissão de um passaporte comum. 

4 – Compareça ao local indicado na hora e data marcada

No dia do seu atendimento, chegue ao local com 30 minutos de antecedência, só por garantia. Geralmente o atendimento é bem rápido e muito pontual. Então, não se atrase!

Leve todos os documentos da lista acima. Por favor, não esqueça nenhum! Sem todos os documentos você irá perder a viagem e terá que refazer todo o processo quando estiver com todos os documentos em mãos.

No posto de atendimento todos os seus documentos serão conferidos. Assim que estiver tudo ok, você vai tirar uma foto 3×4 para o seu passaporte. A foto é tirada no mesmo local. Depois será coletado as suas digitais e assinatura.

Finalizando todo o procedimento, você receberá um papel com todas as informações de data e hora em que seu passaporte estará pronto para retirada no mesmo local. Você pode acompanhar todo o processo da solicitação do seu passaporte no site, clicando aqui!

5 – Retirada do passaporte

Já está acabando! Você está quase com o seu passaporte em mãos! Ao chegar a data de retirada, basta comparecer ao local indicado com um documento de identificação em mãos. Importante: o passaporte só será entregue pessoalmente e ao titular do documento.

Passaporte emergencial

O passaporte emergencial é uma alternativa para os esquecidinhos e desatentos a data do seu passaporte ou para quem perdeu o documento e precisa viajar com urgência e não pode esperar o tempo de emissão do passaporte comum.

O passaporte emergencial é válido por 1 ano e não pode ser solicitado para viagens de turismo. A Polícia Federal entende como urgência casos, como: viagem a trabalho, ações humanitárias, questões de saúde, catástrofes, entre outras situações que não poderiam ser previstas. 

Para emitir o seu passaporte emergencial são necessários os mesmos documentos do passaporte comum. Apenas a taxa é diferente! Neste caso, você precisará desembolsar R$334,42. O prazo de emissão é de 24 horas úteis.

Seguro viagem

Mala com o passaporte
Imagem: Pixabay

Agora que você já sabe como tirar o seu passaporte e quais documentos são necessários, na hora de viajar não esqueça de contratar o seu seguro viagem. Além de obrigatório para entrada em diversos países, ele irá garantir assistência em casos de imprevistos e emergências durante a sua trip. 

E nós temos uma dica para você economizar nessa hora! Pesquise bastante! A Comparar Seguro de Viagem compara todos os planos das melhores seguradoras do mercado e te ajuda a contratar o melhor plano pelo menor preço do mercado. 

Vem fazer uma simulação! É só clicar aqui!

Vai viajar? Vá de Comparar Seguro de Viagem!

14 comentários em “Como tirar meu passaporte? Confira o passo a passo e documentos necessários”

  1. Pingback: Intercâmbio nos EUA: estudantes brasileiros matriculados poderão entrar no país a partir de agosto - Comparar Seguro Viagem

  2. Pingback: Quais são as regras para a entrada de brasileiros na Europa?

    1. Comparar Seguro de Viagem

      Que legal, esperamos sempre estar a disposição e a altura para o melhor solucionar das dúvidas e sempre dar dicas especiais e claras ok. Gratidão

    1. Comparar Seguro de Viagem

      Olá temos artigos incríveis para este destino e estamos a disposição para qualquer dúvida. Obrigado

    1. Comparar Seguro de Viagem

      Essas etapas na vida da gente, são sonhos realizados e estaremos sempre a disposição para qualquer dúvida e para o que preciso for. Gratidão

    1. Comparar Seguro de Viagem

      Que legal, estamos a disposição para lhe oferecer um seguro especifico e fazer deste seu momento mais que incrível. Sucesso e gratidão

    1. Comparar Seguro de Viagem

      Muito obrigado pela preferência e confiança na nossa empresa. Estamos a disposição sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *