Pular para o conteúdo

Descobrindo as belezas do sertão nordestino!

Chesf anuncia redução da vazão de Sobradinho de 4 mil para 3 mil m³/s -  BLOG VINICIUS DE SANTANA
RedeGN

Vocês sabiam que no meio do sertão nordestino temos grandes vinícolas e contamos também com um dos maiores lagos artificiais do mundo? Pois bem, essas são umas das incríveis paisagens encontradas em meio à Caatinga. 

O interior do nordeste conta com surpreendentes paisagens que se divergem das características do clima e da vegetação sertaneja, proporcionando uma das vistas mais deslumbrantes já vistas. 

Ao pensar em vinícolas, imaginamos grandes serras com baixas temperaturas e um clima europeu.  Nunca pensaríamos que em regiões semiáridas seria possível se ter grandes vinhedos.

Terranova: há 20 anos fazendo vinho no sertão brasileiro
Vinho Capital

A paisagem é totalmente diferente, não há qualquer semelhança com as regiões viníferas ao redor do mundo. No interior nordestino as videiras se encontram em meio aos mandacarus, o verde e o frio das serras são trocados pela terra seca e o calor do sertão. Tornando a vista totalmente singular.

Uma das grandes vinícolas que se encontram na região é a Vinícola Terranova – Miolo, localizada na cidade de Casa Nova – Bahia, conta com produções em grandes escalas de vinhos, espumantes e sucos de uva. As bebidas são tão aprazíveis e podem ser encontradas fora do país, sendo elas reconhecidas internacionalmente por suas qualidades. Olha que chique!

No passeio podemos conhecer todos os processos das produções das bebidas, desde os parreirais até o passeio pela fábrica, onde são feitas todas as etapas da fabricação dos vinhos, espumantes e sucos de uva. A visita ainda conta com a degustação dos produtos acompanhados de um enólogo ou sommelier. 

Na Bahia

O outro local que merece ser visitado é a barragem de Sobradinho, que fica a uma hora de Casa Nova e vale o passeio. A barragem conta com o maior lago artificial do Brasil e possui uma área de 4.214 km².  É água para se perder de vista! O contraste entre a aridez e a imensidão das águas formam uma vista encantadora. 

É possível navegar pelas águas do Rio São Francisco em um delicioso passeio de catamarã, percorrendo durante toda a tarde os caminhos do rio. O passeio ainda conta com música ao vivo e uma parada deliciosa na ilha da fantasia, onde é possível se banhar nas águas doces e admirar à vista. 

Todo o roteiro feito para conhecer a barragem de Sobradinho, a vinícola Terranova e o rio São Francisco são feitos pelo Vapor do Vinho, um roteiro enoturístico da cidade de Petrolina. O valor do passeio é de R$ 160,00 por pessoa,  e conta também com o  transfer rodoviário, fluvial e almoço no catamarã.

Eu já fui e amei! Os passeios e as paisagens foram uma das imagens mais surpreendentes e lindas que já vi. O Brasil possui lugares lindos e incomuns, e esse destino com certeza é um deles! Quando vocês decidirem conhecer esse lindo lugar não se esqueçam de viajar com segurança e contratar um seguro de viagem com a Comparar, ok? Depois que fizeram essa viagem não esqueçam de compartilhar a experiência com a gente! Vamos aguardar ansiosos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *