Pular para o conteúdo

O que é seguro viagem? Para quê serve e como funciona

O seguro viagem é um dos itens indispensáveis da sua lista quando o assunto é viajar. Descubra agora para quê serve e como funciona um seguro viagem.

Já marcou sua trip e descobriu que precisa de um seguro viagem, mas não sabe o que é seguro viagem e como ele funciona? Você está no lugar certo! Nós vamos te ajudar nessa! Reunimos a seguir todas as informações necessárias para que você contrate o melhor seguro para sua viagem.

O que é seguro viagem? 

Durante uma viagem para um destino que não conhecemos bem, nunca sabemos o que pode ou não pode acontecer, né? O seguro viagem vai te ajudar exatamente nessa questão! 

O seguro viagem é um serviço que tem como objetivo prestar assistência aos viajantes em casos de imprevistos durante sua viagem. Um seguro pode te ajudar em contratempos, com: assistência médica, odontológica, farmacêutica, cancelamento de voos, extravio de bagagem, entre outros. Confira logo a seguir mais detalhes das coberturas. 

A contratação é de extrema importância para a sua segurança e tranquilidade, enquanto estiver longe de casa. Além de toda garantia de assistência que você terá durante toda a sua viagem, o seguro também te ajuda a controlar suas economias e evitar gastos extras. 

Também é importante lembrar que a contratação de um seguro viagem é sempre recomendável, mesmo para os países que não o solicitam como pré-requisito para entrada no país.

Mulher no telefone
Imagem: Freepik

Para que serve o seguro viagem?

Já pensou você estar passeando pelas praias de Miami e resolve almoçar alguns petiscos marinhos e essa comida não lhe cai bem. Vixi… você teve uma intoxicação alimentar e está longe de casa, o que fazer agora? Com um seguro viagem contratado, basta você acionar a sua seguradora para receber o devido atendimento.

Agora você está caminhando pelas trilhas de Tulum no México e torce o pé. Você pensa que acabou suas férias, né? Mas, basta acionar o seu seguro viagem, cumprir todas as orientações médicas e voltar a curtir a sua viagem.

Você está indo rumo ao seu destino dos sonhos: as Maldivas! Chegando lá você não encontra sua mala com todos os biquínis e cangas maravilhosas que você comprou para tirar fotos incríveis nesse paraíso, e agora? Ligue para o seu seguro viagem e acione a cobertura de extravio de bagagem! Você receberá toda assistência para encontrar a localização da sua mala o mais rápido possível. E o melhor: você não ficará desamparada enquanto sua mala não é localizada. Você receberá toda assistência para comprar itens de extrema necessidade, de acordo com sua apólice.

Viu? Esses são só alguns exemplos de como o seguro viagem pode te auxiliar durante os imprevistos que toda viagem pode ter. Já pensou?

Como funciona o seguro viagem?

Caso você precise acionar o seu seguro viagem para algum imprevisto, basta entrar em contato com a sua seguradora pelo número de telefone ou Whatsapp indicado na sua apólice, que eles irão te informar todos os passos que você deve seguir a partir daquele momento.

E não se preocupe se você está nos Estados Unidos ou no Japão, o atendimento é 24 horas por dia e em português para que você se sinta mais seguro e à vontade.

Após entrar em contato com sua seguradora, todas as providências serão tomadas para que você receba o atendimento necessário, de acordo com o seu tipo de imprevisto. Aí basta você seguir as orientações recebidas!

Receita médica
Imagem: Pexel

O que cobre um seguro viagem?

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, órgão regulamentador de seguros, é obrigatório que um seguro viagem ofereça pelo menos as seguintes coberturas: 

  • Despesas médico-hospitalares (DMH) ou odontológicas: atendimento médico-hospitalar ou odontológico durante o período de viagem. Os custos serão pagos ou reembolsados pela seguradora: 
  • Regresso sanitário: retorno ao país de origem do segurado com todos os custos essenciais pagos para garantir um retorno tranquilo.
  • Traslado médico: cobertura de indenização pelos custos de transporte para um atendimento médico ou hospitalar, tanto remoção quanto transferência.
  • Morte em viagem: caso ocorra falecimento do segurado durante a viagem receberá indenização de acordo com as condições da apólice.
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente durante viagem: também receberá uma indenização em casos de acidente que ocasione invalidez permanente, parcial ou total.

Outros tipos de coberturas que um seguro viagem pode oferecer:

  • Assistência em casos de bagagem extraviada: indenização em casos de extravio, roubo, furto ou danos a bagagem, quando comprovados e de acordo com a apólice contratada.
  • Cancelamento de viagem: indenização das despesas não reembolsáveis com compras de pacotes turísticos ou serviços de viagens.
  • Regresso Antecipado: indenização das despesas de traslado de regresso do segurado até o local de origem da viagem.
  • Cobertura para Funeral: indenização das despesas com funeral em casos de falecimento do segurado durante o período de viagem.

Na hora de contratar um seguro viagem também é importante saber qual o seu tipo de viagem, se você irá praticar esportes, se você é estudante, se sua viagem é marítima ou se tem idosos, crianças ou mulheres grávidas entre os viajantes.

O seguro viagem é obrigatório?

Pessoa jogando o globo
Imagem: Pexels

Se o seu destino for a Europa, sim, o seguro viagem é obrigatório!

Na Europa existe o Tratado de Schengen – um acordo realizado entre os países europeus que determinam algumas regras para todos os turistas que desejam entrar no velho continente. Uma dessas regras é a exigência da contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de € 30.000. Após a entrada no continente, você pode circular livremente por todos os países. Basta ficar atento ao seu passaporte!

Países que fazem parte do Tratado de Schengen:
Áustria
Bélgica
Dinamarca
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estônia
Finlândia
França
Grécia
Hungria
Islândia
Itália
Liechtenstein
Letônia
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Noruega
Países Baixos
Polônia
Portugal
República Tcheca
Suécia
Suíça
Outros países que solicitam a contratação de um seguro viagem são: Cuba, Austrália, Venezuela, Islândia, Suíça e Noruega.

Agora se você está de malas prontas para conhecer os Estados Unidos, o país não exige a contratação de um seguro viagem, mas veja bem! Já pensou passar mal nos Estados Unidos e precisar ser internado? Horrível, né? E se nessa internação você tiver que desembolsar USD 50.000? Isso mesmo! USD 50.000 por uma internação. Acabou com suas economias para a viagem, né? Por isso, a recomendação é que mesmo que o seu destino não exija um seguro para visitar o país, nunca deixe de contratá-lo! Caso você precise de algum atendimento médico nos EUA, com a sua apólice de seguro viagem, você não precisará pagar nenhuma taxa extra pelo atendimento recebido. Basta seguir as orientações da sua seguradora para receber atendimento em um local credenciado.

Quando contratar um seguro viagem?

Mapa mundi
Imagem: Pexels

O seu seguro viagem deve ser contratado assim que você estiver com suas passagens compradas! O início da cobertura deve ser no primeiro dia de viagem e o final deve ser no dia que você retorna ao seu país de origem. 

Ah! A contratação deve ser feita antes da sua viagem iniciar, já que muitas seguradoras podem não aceitar viagens já em andamento. Mas, geralmente o prazo limite para contratar o seu seguro costuma ser de 48 horas com antecedência, e em alguns casos até mesmo no momento do embarque. Isso vai depender diretamente da seguradora!

Como contratar um seguro viagem?

Para contratar o seu seguro viagem é muito fácil e rápido! No site da Comparar Seguro de Viagem você compara todas as seguradoras e seguros de viagem para encontrar o que melhor combina com seu tipo de viagem, seja para turismo, trabalho, estudo ou prática de esportes radicais.

Basta acessar: www.compararsegurodeviagem.com.br, selecionar o seu continente de destino, informar as datas de ida e volta e preencher seus dados pessoais. A Comparar irá lhe mostrar todos os seguros e seguradoras que atendam o seu destino. Caso precise de ajuda para escolher a melhor apólice, é só entrar em contato pelo chat ao lado da página ou pela Central de Atendimento: (31) 2010-0022 para conversar com uma consultora.

Além de te ajudar a encontrar o melhor seguro pelo menor preço, você conta com o melhor atendimento. Ah! E a Comparar Seguro de Viagem ainda cobre todas as ofertas do mercado. 

Viaje seguro! Escolha Comparar Seguro de Viagem!

2 comentários em “O que é seguro viagem? Para quê serve e como funciona”

  1. Pingback: Viajar com crianças: destinos e dicas para ter uma viagem segura e tranquila - Comparar Seguro Viagem

  2. Pingback: Viagens de inverno: 10 destinos para conhecer no frio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *