Pular para o conteúdo

O que fazer na Costa Rica? Conheça 5 passeios e atrações imperdíveis

Imagem de uma praia na Costa Rica
Imagem: Unsplash

Conheça as melhores atrações, passeios e locais de compras do país mais disputado da América Central.

Um dos países mais disputados pelos apaixonados por destinos paradisíacos e florestas tropicais, ainda conta com um litoral para o Caribe e outro para o Pacífico. Já ficou interessado, né? Então confira a seguir o que fazer na Costa Rica!

Costa Rica também é cultura! Na capital, San José, você encontra instituições culturais como o Museu do Ouro Pré-Colombiano e o Museu Nacional da Costa Rica. A cidade também se destaca por estar localizada na região do Vale Central, rodeada pelas montanhas Talamanca ao Sul e pelos vulcões ao norte.

O que fazer na Costa Rica?

Ao falar de Costa Rica não podemos deixar de citar as belezas naturais e encantadoras de suas praias, vulcões e biodiversidade. Você sabia que aproximadamente ¼ de seu território é ocupado por floresta com diversas espécies animais, como: macacos-aranha e aves quetzal? Pois, é! É muita beleza para se admirar! Mas o que fazer na Costa Rica? Vem que a gente te conta! 🙂

1. Centro Histórico de San José 

Se você é do time que adora conhecer pontos turísticos repleto de histórias e conhecimentos culturais, o Museu do Ouro Pré-Colombiano na capital costarriquenha será a sua primeira parada. Localizado próximo a praça central, o museu exibe diversos artefatos reluzentes. Ah! Apesar de possuir um Museu do Ouro, Costa Rica ainda se destaca por suas belíssimas peças de prata. 

Próximo ao Museu do Ouro Pré-Colombiano você encontrará outras construções históricas, como: Teatro Nacional da Costa Rica, que se destaca pela incrível arquitetura no estilo colonial espanhol e o Plaza de la Cultura no estilo neoclássico. Vale uma passadinha, viu? 

2. Conheça o Vulcão Poás e Vulcão Irazu

Foto de um vulcão na Costa Rica
Imagem: Unsplash

Uma viagem pela Costa Rica sem visitar um vulcão, com certeza, é uma viagem incompleta! A capital San José abriga dois dos vulcões mais majestosos do país: o Vulcão Poás e o Irazu.

O Parque Nacional Volcán Poás é o parque mais visitado do país e está localizado a cerca de 40 quilômetros do centro de San José. O vulcão tem duas crateras principais no seu topo, que formam um lago de água azul turquesa. Localizado a 2 mil metros de altitude, o Poás teve apenas 39 erupções registradas, desde 1828. Sua última erupção registrada foi em setembro de 2019.

Já o Vulcão Irazu é o mais alto da Costa Rica, localizado a 3.400 metros de altitude. Ele conta com 4 crateras, também formando um lago de águas vibrantes e azuladas.

Anota essa dica: programe seu passeio pelos vulcões na parte da manhã para ter mais chances de visualizar as crateras. Como os vulcões estão localizados no alto, o tempo muda rapidamente e pode estar nublado. 

E sabe o que é melhor, é tão pertinho da cidade que dá pra fazer um bate-volta.

3. Monteverde

Turista passando pela ponte no Monteverde na Costa Rica
Imagem: Unsplash

Que a Costa Rica tem florestas encantadoras, você já sabe, né? Mas se você quer uma combinação perfeita de aventura, natureza e um pouco de magia, Monteverde é um destino imperdível. Em Monteverde você conhecerá as famosas “cloud forests” – na tradução liberal significa “florestas de nuvem”. Elas estão localizadas ao longo da Cordilheira de Tilarán, a aproximadamente 1.500 metros de altitude, o que causa um clima de conto de fadas e mistério por estarem sempre cobertas por neblina. 

O termo “Cloud Forest” vem de um fenômeno natural muito comum na Costa Rica. O sol tem dificuldade em romper as nuvens que cercam a floresta, o que faz com que as plantas tenham uma abundância muito maior de umidade dando vida a enorme biodiversidade do país. 

Uma das principais atividades do local é caminhar pelas pontes suspensas no meio das florestas e aproveitar uma dose extra de adrenalina deslizando pelas tirolesas nos ecoparques da região. 

4. Caribe da Costa Rica

Assim como a Costa Rica tem um litoral com o Oceano Pacífico, o outro lado é o Litoral Caribenho, de águas claras e quentinhas. Além disso, essa região conta com a influência rastafari, tendo uma culinária e cultura diferente do restante do país. Seja pela cultura ou belas praias, você não pode deixar de visitar essa região. 

4.1 Playa Conchal 

Você é apaixonado por sol, areia e mar? Seu momento chegou! Um dos destinos mais frequentados na Costa Rica é a Playa Conchal, localizada ao norte da província de Guanacaste.

Seu nome surgiu devido às milhares de conchinhas espalhadas pela areia! Ah! E, com certeza, esse local te renderá fotos incríveis para guardar de recordação. 

A Playa Conchal é perfeita para os turistas! As águas possuem temperatura amena e é ideal para nadar, além disso é banhada pelo sol a maior parte do dia. Perfeita para quem ama uma praia e fica o dia todo nela. 

Você gosta de passeios de mergulho? Também estará no lugar certo! A Playa Conchal possui uma incrível variedade de vida marinha, onde você pode nadar com diversos peixes tropicais e arraias que habitam a região.

Imagem: Unsplash

4.1.1 Outras praias para visitar na Costa Rica

  • Playa Santa Teresa, Puntarenas – Costa Rica
  • Parque Nacional Manuel Antonio, Puntarenas – Costa Rica
  • Playa Naranjo, Guanacaste – Costa Rica
  • Playa Avellana, Guanacaste – Costa Rica
  • Ilhas Catalina – Costa Rica
  • Puerto Viejo, Limón – Costa Rica

4.2 Puerto Viejo de Talamanca

Na costa caribenha está o Puerto Viejo de Talamanca, uma pequena cidade onde você poderá relaxar, ouvir um reggae e mergulhar pelas águas quentinhas que só o Caribe pode te oferecer.

Depois de aproveitar as belas praias, você pode ir até o Parque Nacional Cahuita, onde é possível aproveitar a natureza em meio às trilhas de nível fácil e praticar snorkel.

4.3 Parque Nacional Tortuguero

O Canal de Tortuguero é o segundo maior pantanal da Costa Rica, com uma riqueza natural e grande biodiversidade e é um dos lugares mais visitados no país. Para chegar lá só de barco ou avião, então programe-se, viu? O Tortuguero é um local mágico e perfeito para observação de aves e desova de tartarugas marinhas. Do mês de Fevereiro a Outubro, elas visitam as praias do Tortuguero. 

5. O que comprar na Costa Rica?

Se você é aquele viajante que compra lembrancinhas para todo mundo, a Costa Rica vai te surpreender nesse quesito. O local é incrível para compras de artesanatos locais, bijouterias, cangas e belíssimas camisetas.

Imagem de uma artesã fazendo artesanato
Imagem: Freepik

5.1 Compras no Golfito

Golfito é uma cidade na divisa da Costa Rica com o Panamá, considerada um dos melhores lugares para se fazer compras no país. Lá você encontrará eletrônicos, perfumes, bebidas e uma enorme variedade de chocolates.

Para comprar em Golfito é necessário solicitar uma autorização com um dia de antecedência das suas compras. Ah, e atenção! Cuidado para não empolgar nas comprinhas e ultrapassar o limite de valor de US$1.000 por passaporte válido na Costa Rica.

5.2 Compras em La Fortuna

O paraíso das lembrancinhas é aqui! La Fortuna é conhecida pelos seus artesanatos e peças em madeira, parece até uma galeria de arte. 

Além das compras, aproveite para dar uma passadinha pelas feiras de frutas e doces para experimentar e conhecer a culinária local. Temos certeza que você não irá se arrepender!

5.3 Compras em Heredia

Se você é daqueles viajantes que preferem fazer compras em centros comerciais ou shoppings, esse local é para você. A cidade de Heredia abriga o Shopping Paseo de las Flores – uma construção com ventilação natural e com lojas de marcas, como: Adidas, Puma e a Carrion, uma loja de departamento local. 

Anota aí: o mês de março é o mês das liquidações, as lojas oferecem até 70% de desconto. 

5.4 Outros locais de compras para conhecer em Heredia:

  • Shopping Cariri, conhecido pelas lojas âncoras do país.
  • La Vaca – uma tradicional loja de departamento do país, onde geralmente você encontra produtos com até 50% off.
  • Ekono – uma loja de departamento, onde você encontrará ótimos preços para produtos de roupas de ginástica e jeans.

Com tanta dica de compra assim, acho que já podemos levar uma mala extra só para as lembrancinhas, né? 

Qual a melhor época para ir à Costa Rica?

Está apaixonado pela Costa Rica tanto quanto nós e já quer marcar sua viagem a esse paraíso da América Central? Então, qual a melhor época para visitar a Costa Rica? Vamos lá!

A variedade climática da Costa Rica é incrível! Nas montanhas está sempre muito frio, na capital a primavera parece durar para sempre, já nas costas o calor está sempre presente. 

Na Costa Rica os moradores locais dividem o tempo em duas estações: a verano, que dura entre maio e outubro, sendo considerada uma estação chuvosa. Já de dezembro até abril é considerada a estação seca. Neste caso, a estação seca, chove menos do que nas outras épocas do ano, mas não quer dizer que não terá chuvas.

A estação seca é, com certeza, a melhor época para visitar o país, garantindo assim dias de sol e boas praias. Porém de dezembro a abril também é alta temporada no país, então, se você quer desbravar esse incrível destino, já pode começar a se planejar! 

Caso você queira economizar e experimentar um pouco mais da diversidade da Costa Rica, os primeiros meses da estação chuvosa também são uma excelente escolha. Basta se planejar direitinho e não deixar o roteiro para última hora!

Seguro Viagem para a Costa Rica:

Imagem para ilustrar a contratação do seguro viagem
Imagem: Freepik

Agora que você já sabe tudo o que pode fazer durante uma viagem para a Costa Rica e o seu roteiro está praticamente pronto, está na hora de cuidar dos detalhes da sua segurança. Vamos lá? 

Que o seguro viagem é importante para que você possa curtir sua viagem sem se preocupar com os imprevistos e custos extras, você já sabe, né? Só que além disso, para entrar na Costa Rica é obrigatório ter um seguro de viagem. Ah, e a apólice precisa cumprir alguns requisitos, como:

  • Cobertura para despesas médicas em caso de diagnóstico positivo para COVID-19 durante estadia no país, no valor mínimo de US$50.000. 
  • Cobertura mínima de US$2.000 para despesas de hospedagem prolongadas devido ao diagnóstico de COVID-19 e obrigatoriedade de quarentena, ou para interrupção e cancelamento de viagem. 

Fique tranquilo que nós te ajudamos a encontrar o melhor seguro para sua viagem para a Costa Rica. Na Comparar Seguro de Viagem você conta com as melhores seguradoras e com o menor preço do mercado. Vem fazer uma comparação e escolher o seu! É só clicar aqui

Vai viajar? Vá de Comparar Seguro de Viagem!

1 comentário em “O que fazer na Costa Rica? Conheça 5 passeios e atrações imperdíveis”

  1. Pingback: Quarentena no exterior: onde fazer quarentena para entrar nos EUA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *