Pular para o conteúdo

O que fazer no Egito: 10 atrações imperdíveis e dicas de viagem

Imagem pirâmides do Egito, atrações imperdíveis
Imagem: Unsplash

Confira dicas de passeios e o que fazer no Egito, o berço da civilização mais antiga do mundo.

O Egito é o berço das civilizações mais antigas, sendo parte fundamental do desenvolvimento da humanidade. O país do norte da África, atualmente conta toda essa trajetória através de seus pontos turísticos, museus e passeios. 

O Egito reabriu suas fronteiras e os brasileiros também podem viajar para o país. Mas, claro, é necessário cumprir alguns requisitos e protocolos de segurança como: apresentar teste negativo para Covid-19 e seguro viagem com cobertura completa para Covid. 

Se você é um turista apaixonado por história e cultura antiga, esse post é para você programar sua viagem ao Egito e aproveitar para descobrir o que há de melhor no país. Confira algumas dicas de viagem e o que fazer no Egito!

1- Pirâmides de Gizé e Esfinge

Pirâmides Gisé e Esfinge, atrações imperdíveis do Egito
Imagem: Pixabay

As Pirâmides de Gizé são, com certeza, o ponto turístico mais famoso do Egito. Considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, sendo a única ainda existente. Elas atraem turistas do mundo todo, seja por sua história, beleza ou grandeza. As Pirâmides estão localizadas no Complexo Necrópole de Gizé, onde além das três Pirâmides – Quéops, Quéfren e Miquerinos, você irá conhecer também a Grande Esfinge.

Quéops, Quéfren e Miquerinos foram construídas para o sepultamento dos reis, de mesmo nome. Os egípcios acreditavam em vida após a morte, então guardavam o corpo e os bens materiais dos faraós dentro das pirâmides para quando eles voltassem à vida.

Para visitar o completo você irá percorrer um trajeto de aproximadamente 20 quilômetros a partir da cidade de Cairo.

2 – Passeio no Rio Nilo

Com certeza, você estudou e muito o Rio Nilo nas aulas de história na escola, né? E não é para menos, um dos rios mais importantes do mundo para a nossa civilização.

Faça um passeio de barco ou um cruzeiro com pernoite pelo Rio Nilo. Apesar de ser um passeio clássico e muito turístico, vale muito a pena pela experiência e pelas belíssimas vistas que acompanham as margens do rio.

Além da beleza e da importância do rio para a história, economia e religião do país, você ainda estará refazendo caminhos feitos pelo egípcios há séculos atrás.

Não vai querer perder, né? Programe-se para esse passeio já que ele também inclui uma noite a bordo de um cruzeiro. Você pode pegar um cruzeiro saindo de Aswan com destino a cidade de Cairo.

Chegando em Caio você pode fazer a nossa sugestão de passeio acima: conhecer as Pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge.

3 – White Desert

Homens andando de camelo no White Desert
Imagem: Pixabay

Você é um viajante aventureiro? Então prepare-se para se apaixonar e viver uma experiência única no deserto do Egito. Ah, esse deserto mesmo que você tá pensando: o Saara.

Localizado em Luxor, o White Desert não faz parte dos roteiros prontos e tradicionais pelo Egito, mas quem se arrisca nos incríveis carros 4×4 não se arrepende.

No início as enormes dunas de areia parecem monótonas, mas o passeio muda ao se aproximar da cidadezinha de Farafra, com seu oásis bem no meio do deserto. As rochas e formações geológicas esculpidas pelo vento constroem interessantes, como coelho, cogumelo e até mesmo uma galinha. 

E claro, o pôr-do-sol no meio do Deserto do Saara nem precisa descrever, né? É uma oportunidade única. Se quiser, você pode acampar por ali e aproveitar também a noite estrelada do deserto.

4 – Dahab

Porto de Dehab, atrações do Egito
Imagem: Pixabay

Quando falamos que o Egito é um verdadeiro passeio pela história do mundo, não estamos exagerando. Você também lembra do Mar Vermelho nos livros de história da escola? Então, é em Dahab que você poderá mergulhar nele.

A pequena cidade está localizada na Península de Sinai, na costa do Mar Vermelho. Dahab tem uma vibe de cidade de interior, sem os luxos dos grandes resorts, mas com uma excelente gastronomia. 

O ponto forte de Dahab é o mergulho de cilindro no Mar Vermelho. Aliás é considerado um dos melhores locais de mergulho do mundo.

5 – Museu do Cairo

Apesar do Egito já ser um museu a céu aberto, por que não visitar um museu tradicional? O Museu do Cairo reúne o maior acervo de peças do Egito Antigo do mundo, e não é para menos. 

Lá você encontrará a famosa máscara mortuária de Tutancâmon; os bustos de Akhenaton, o faraó Herege e a Múmia de Ramsés II, conhecido por construir o templo de Abu Simbel. Só isso já vale o ingresso, né?

Mas isso foi só uma amostra das milhares de peças que você poderá conhecer de pertinho.

6 – Voo de balão

Pensou que os passeios de balão fosse possível apenas na Capadócia? Engano seu! No Egito o seu voo será sob o famoso Vale dos Reis, onde foram enterrados todos os faraós do Egito Antigo. Esse passeio é feito na cidade de Luxor!

Lá de cima você tem uma vista incrivelmente linda das principais ruínas, como o Templo de Hatshepsut – a primeira faraó mulher da história. Com os pés no chão você também irá se encantar pelo Vale dos Reis, onde você poderá visitar diversos templos de faraós. 

7 – Mercado de Khan El Khalili

Imagem de produtos do mercado de Khan El Khalili no Egito
Imagem: Pixabay

O maior e mais colorido mercado popular de Caio é o Khan El Khalili. São diversas ruas cruzadas com comércios de todos os tipos, produtos e serviços. Lá você poderá comprar tecidos, jóias, roupas, cristais e diversas lembrancinhas. 

Sim! Esse lugar é perfeito para compras e vai despertar em você o louco das lembrancinhas que existe no interior de todo viajante. Mas não se empolgue muito, os preços são elevados, mas nada que uma boa barganha não resolva.

8 – Hurghada

Hurghada também é um ponto de parada para quem deseja se jogar nas águas do Mar Vermelho, mas neste caso, a cidade é mais preparada e a que possui melhor estrutura para turismo. 

Você poderá descansar à beira mar com muitas opções de comércio, resorts, restaurantes e baladas. Ah, e claro! Faça um passeio de snorkel pelas águas cristalinas e azul turquesa das Giftun Islands.

9 – Al-Azhar

Na parte que reúne a história islâmica na cidade de Cairo, você encontrará um complexo que conta com uma mesquita e a segunda mais antiga universidade do mundo. Essa construção, datada no século X, é considerada também a mais bonita do país.

10 – Nubian Village

Em Aswan, você precisa conhecer a Nubian Village, uma pequena vila super colorida com desenhos e formas geométricas. O local chama atenção por ainda preservar a cultura e as tradições do povo núbio, uma das civilizações mais antigas da história.

Durante o passeio você encontrará diversos lugares para fazer compras e levar lembrancinhas para os amigos e familiares. A Nubian Village é uma forte produção de artesanato com peças diferentes e originais. 

Você acredita que na Nubian Village possui crocodilos? Pois, é! E hoje eles são animais domésticos. Rindo de nervoso, né?

Qual a melhor época para viajar para o Egito?

Homem no aeroporto
Imagem: Pixabay

Uma das melhores épocas para visitar o Egito é entre os meses de Outubro e Abril, durante as estações de inverno e primavera, quando o calor dá uma leve diminuída. Mesmo assim, prepare-se para suar um pouquinho. 

Apesar disso, lembre-se de levar roupas de frio, principalmente se o cruzeiro pelo Rio Nilo estiver no seu roteiro. Durante a noite você poderá pegar temperaturas de 15ºC e muito vento. 

Nos meses de março e abril, também podem acontecer os ventos de Khamsin, as famosas tempestades de areia, fenômeno característico da região do Saara.

Se você preferir curtir o mar e se jogar nas águas do Mar Vermelho, talvez o verão seja a melhor época para você, mas se prepare para enfrentar altas temperaturas. Elas podem chegar a 40ºC.

Outra data que pode ser interessante para conhecer o Egito é no Ramadã, o mês sagrado do islã. As datas variam de acordo com o calendário islâmico, então faça uma pequena pesquisa antes de marcar sua viagem. Nesta época, os restaurantes e bancos costumam fechar, mas os pontos turísticos funcionam normalmente. 

E o melhor: durante a noite rola muita festa, comida e compras. Mas lembre-se é uma comemoração muçulmana, respeite-a como tal.

Deserto do Egito e esfinge
Imagem: Pixabay

Seguro viagem para o Egito

Independente do roteiro e do destino, contratar um seguro viagem é imprescindível, né? Vale lembrar que o seguro viagem irá te garantir assistência caso tenha alguma emergência de saúde, com sua mala ou seu voo. 

Já pensou experimentar as delícias e exóticas comidas da culinária egípcia? E ela não caiu muito bem. Aí você irá precisar de um atendimento médico devido a intoxicação alimentar, e agora? Com um seguro viagem você poderá acionar a seguradora e será encaminhado para a clínica ou hospital mais próximo do seu hotel. E prontinho, você receberá todo o atendimento necessário para se recuperar e seguir sua viagem!

E nós te ajudamos a escolher o melhor seguro para sua viagem. É só acessar o site da Comparar Seguro de Viagem para encontrar o melhor plano com o menor preço do mercado. 

Vai viajar? Vá com segurança. Escolha Comparar Seguro de Viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *