Pular para o conteúdo

Intercâmbio nos EUA: estudantes brasileiros matriculados poderão entrar no país a partir de agosto

O governo dos Estados Unidos liberou a entrada de estudantes brasileiros com vistos válidos saindo direto do Brasil, desde que seus estudos comecem a partir de agosto

Jovens caminhando juntos e se divertindo
Unsplash

Seguindo o compromisso do Departamento de Estado dos EUA em facilitar viagens legítimas ao país, em abril deste ano, o secretário Blinken aplicou algumas Exceções de Interesse Nacional às restrições de viagem devido ao Covid-19 aplicadas a viajantes com origem do Brasil. 

Atualmente, viajantes que tenham passado pelo Brasil nos últimos 14 dias estão proibidos de entrar nos Estados Unidos, com exceção de viagens essenciais como é o caso de estudantes com vistos válidos.

Agora estudantes brasileiros com destino aos Estados Unidos, desde que já matriculados e com vistos válidos, podem entrar diretamente no país. 

Para isso é necessário que apresentem teste viral realizado com três dias de antecedência do embarque para os EUA e apresente documentação escrita do resultado do teste, seja em papel ou eletronicamente a companhia aérea. Também poderá ser solicitado ao estudante isolamento ao desembarcar no país, de acordo com sua cidade de destino.

A entrada está permitida para quem tem visto de categoria F e M a partir do dia 1º de agosto de 2021. Estudantes podem entrar no país com até 30 dias de antecedência do início de suas aulas, variando de acordo com o calendário de cada curso e instituição.

Já os estudantes que ainda precisam de visto, devem consultar o site da Embaixada e dos Consulados mais próximos para verificarem a retomada das entrevistas e concessão de vistos, já que os Consulados continuam com número limitado para liberação de vistos.

Demais acadêmicos e jornalistas que possam se encaixar em uma das regras de Exceção de Interesse Nacional, mesmo com visto válido ou com Autorização de Viagem (ESTA), devem solicitar um NIE. Já com a NIE aprovada, todos poderão viajar com um visto válido ou autorização.

Mesmo assim, os departamentos responsáveis continuam concedendo exceções para viajantes que procuram entrar legalmente no país para fins humanitários, de saúde pública ou de segurança nacional.

Vistos válidos F e M: o que são?

Os vistos válidos e aceitos para a Exceção de Interesse Nacional são os vistos de estudante de categoria F e M. Cada categoria tem suas próprias características e se referem ao tipo de curso que o estudante irá realizar, que basicamente são:

Visto F: para estudantes que desejam cursar inglês, universidades, colegiais ou high school particular.

Visto M: para estudantes que desejam estudar em colégios vocacionais, community colleges outras instituições profissionais ou não acadêmicas.

Passaporte em mala
Pixabay

Como tirar meu visto americano?

Desde dia 21 de maio os Consultados dos Estados Unidos no Brasil voltaram a agendar entrevistas para emissão de vistos americanos para estudantes. Já os vistos para turismo continuam suspensos. 

Mesmo com a flexibilização na emissão de vistos para estudantes, é necessário que o aluno já esteja matriculado em um curso que se inicie a partir de 1 de agosto de 2021. 

Como posso solicitar meu visto?

  1. Solicite à sua instituição americana um documento de imigração feito pela escola que se chama l-20;
  2. Preencha o formulário de visto disponível no site da embaixada e efetue o pagamento das taxas MRV e Sevis;
  3. Aguarde confirmação do pagamento e agende a sua entrevista no consulado.

Aproveite para conferir o passo a passo de como emitir o seu passaporte!

Já tenho o visto, o que preciso fazer?

Estudantes que já possuem um dos dois tipos de vistos válidos para estudantes em seu passaporte junto com o documento l-20, emitido pela instituição de ensino americana em que está matriculado, já podem viajar, desde que dentro dos prazos permitidos, sem a necessidade de fazer qualquer contato com o consulado.

Intercâmbio nos Estados Unidos: tipos de intercâmbio

Jovens estudando
Pixabay

Fazer um intercâmbio nos Estados Unidos faz parte dos sonhos de muita gente, né? Um país novo, língua nova, pessoas novas, cultura e vivências novas. Parece incrível, né? Então vamos falar um pouquinho mais sobre essa viagem dos sonhos?

Intercâmbio para idiomas: essa modalidade tem foco no estudo de uma língua e na imersão da cultura local com aulas diárias e atividades de vivência em situações cotidianas. Dependendo do nível do idioma local que o interessado tiver, poderá fazer um intercâmbio integrado com vínculo a uma instituição de Ensino Superior do destino. Nesta modalidade você ainda encontrará pacotes com todas as despesas inclusas.

Graduação: outra modalidade muito disputada entre os interessados em intercâmbio é a do tipo graduação. Esse intercâmbio é o famoso sanduíche, em que você estuda em outro país e ainda cursa disciplinas relacionadas a sua graduação, aperfeiçoando também o idioma local. 

Neste caso é necessário já ter um nível de proficiência no idioma local do seu país de destino. O tipo de intercâmbio graduação tende a ser mais alto do que os demais devido aos custos de matrícula em faculdades do exterior.

High School: essa modalidade é feita durante o Ensino Médio. O estudante passa um ano do período escolar em outro país estudando o idioma e a cultura nativa, sendo válido também no Brasil. 

Também é possível escolher outros períodos como de 1 a 6 meses. Tudo depende do objetivo e do pacote selecionado pelo aluno. É necessário ter entre 14 e 19 anos, e geralmente, os estudantes ficam em casas de famílias locais, que se responsabilizam pelo mesmo durante o tempo que ele fica no país.

Intercâmbio para estudo e trabalho: este também une o estudo com o trabalho. O intercambista estuda parte do dia e no restante do dia trabalha em diversos setores. Neste caso, o estudante fica responsável por encontrar um emprego, porém é necessário já ter fluência no idioma local.

Au pair: nesse intercâmbio, além de estudar você também irá trabalhar. Neste caso, você irá ficar 1 ano cuidando das crianças e organizando a casa da família que irá lhe hospedar. Em contrapartida, você receberá um salário para arcar com os custos de um curso de idioma, por exemplo. Essa modalidade é famosa por ter um excelente custo benefício. 

O intercambista arca com visto, passagens e documentação, já a hospedagem é gratuita e as demais despesas são pagas com a remuneração do trabalho. Necessário ter entre 18 e 30 anos, carteira de motorista e Ensino Médio completo. A remuneração e carga horária de trabalho variam de acordo com cada destino.

Especialização: após concluir a graduação no seu país de origem é possível realizar uma pós em outro país. Esse tipo de especialização possui diversas formas como: residência médica, mestrado, doutorado, PhD, entre outros. 

A duração varia de acordo com a especialização escolhida e o programa de ingresso. Também é possível fazer um estudo sanduíche como o mencionado no intercâmbio de graduação. O valor varia de acordo com o país e o curso escolhido.

Trabalho voluntário: essa modalidade funciona como uma troca. O intercambista viaja até um país desembolsando um custo mais baixo do que nos demais tipos de intercâmbio e realiza uma ação social em contrapartida. 

Assim ele recebe em troca moradia e alimentação grátis, estimulando também a experiência cultural e a prática do idioma local no cotidiano. Além disso, essa modalidade tem grande peso no currículo profissional.

Top 6 cidades para fazer intercâmbio nos Estados Unidos

Cidade de Nova York
Unsplash

Escolher a cidade para fazer o intercâmbio dos sonhos é uma das partes mais difíceis na hora de planejar sua viagem. É importante lembrar que as melhores cidades são aquelas que te proporcionam facilidade para aprender uma nova língua, conhecimento da cultura americana e que possibilite contato com pessoas de diversas partes do mundo, ampliando ainda mais os seus estudos e experiências. 

Pensando nisso, separamos algumas das cidades mais disputadas pelos estudantes e que podem te interessar.

  1. Boston: é a capital do estado de Massachusetts e está localizada na costa leste dos Estados Unidos. 

Além de muita história, cultura e pontos turísticos, Boston é um dos maiores centros acadêmicos do mundo e fica apenas uma ponte de uma das duas melhores universidades: Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

  1. Nova York: essa cidade faz muitos olhinhos brilharem, não só pelo intercâmbio, mas por todo glamour que a Big Apple tem.

Além dos pontos turísticos e cenários de filmes, em Nova York o intercambista tem tudo a mão e fica próximo a Universidade de Columbia e a Universidade de Nova York.

Visão aérea e noturna da Cidade de Nova York
Unsplash

3. Chicago: polo econômico dos Estados Unidos e referência em arquitetura Chicago é uma das cidades que mais tem crescido nos últimos tempos. Geralmente, exige um pouco mais de preparação para morar na cidade, sendo uma das mais caras para se estudar.

Atração turística de Chicago
Unsplash

4. San Francisco: a cidade da famosa ponte vermelha é uma das que mais atraem intercambistas com foco em universidades, já que abriga a terceira melhor universidade do mundo: a Universidade de Stanford. A localização da cidade também influencia na escolha, já que fica próxima ao Vale do Silício.

5. Los Angeles: uma das maiores cidades dos Estados Unidos e claro, reconhecida mundialmente por Hollywood. Los Angeles abriga a Universidade da Califórnia, sendo um incrível destino acadêmico, cultural e turístico.

Visão de cima da placa de Hollywood em Los Angeles
Unsplash

6. Washington DC: uma das cidades mais baratas para fazer intercâmbio nos Estados Unidos e uma das mais culturais em termos americanos. É uma ótima escolha para quem tem interesse em carreira política. 

Seguro Viagem para Intercâmbio

Homem em Aeroporto
Unsplash

E é claro, que se você está viajando sozinho para um novo lugar e sem conhecer ninguém, precisará de segurança extra para que nada atrapalhe sua viagem. É por isso que o seguro viagem deve ser um dos primeiros itens do seu checklist de intercâmbio.

Garanta sua tranquilidade caso aconteça algum imprevisto com sua saúde, mala, voo, entre outras possibilidades. Faça a cotação do seu seguro viagem agora e viaje seguro!

1 comentário em “Intercâmbio nos EUA: estudantes brasileiros matriculados poderão entrar no país a partir de agosto”

  1. Pingback: Como emitir Certificado Digital de Vacinação de Covid-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *