Pular para o conteúdo

Como emitir Certificado Digital de Vacinação de Covid-19

Com o avanço da vacinação e flexibilização das restrições de viagens para brasileiros, começaram a surgir algumas dúvidas sobre o Certificado de Vacinação de Covid-19. Descubra o quê é e como emiti-lo.

Diversos países já estão flexibilizando suas restrições de segurança contra o Covid-19 e liberando a entrada de turistas totalmente vacinados, incluindo brasileiros. Mas como comprovar sua vacinação? Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre o Certificado de Vacinação de Covid-19.

Apesar de não termos ainda todas as informações claras e padronizadas mundialmente com um certificado internacional, alguns passos já estão sendo dados, como a emissão do Certificado de Vacinação contra o Covid-19 que vale em nosso país.

Você conhece o aplicativo Conecte SUS? O aplicativo governamental de saúde, já gera um certificado de vacinação contra Covid-19, totalmente on-line, e com QR, o que facilita a validação da originalidade do documento, mesmo que apenas no Brasil, por enquanto.

Como emitir a minha Carteira de Vacinação contra Covid-19?

Site Conecte SUS

A emissão do Certificado de Vacinação contra Covid-19 é muito fácil, rápido e gratuito! Basta você seguir os próximos passos:

  1. Acesse o site do Conecte Sus ou baixe o aplicativo em seu celular pela App Store ou Play Store.
  2. Clique em “Entrar e faça login com seus dados. Caso ainda não tenha cadastro, basta criar uma conta ou entrar com sua conta gov.br
  3. Após efetuar o login, acesse a aba de “Vacinas” e confira os dados sobre a sua vacinação como: fabricante e doses recebidas.
  4. Agora é só gerar o Certificado de Vacinação de Covid-19 com QR Code.
  5. Salve a sua “Carteira de Vacinação Digital com todas as informações de sua vacinação, juntamente com o QR Code de validação do documento.

Se você tiver tomado apenas uma dose da vacina, o seu certificado estará disponível apenas em português. Agora, se você já estiver concluindo sua imunização com as duas doses da vacina, poderá emitir também em inglês e espanhol.

Dicas importantes sobre o Conecte SUS

  • O sistema do Conecte SUS pode levar até 10 dias para atualizar as informações sobre sua vacinação. Caso após esse período, sua Carteira de Vacinação não estiver disponível, procure o posto onde realizou sua imunização para mais informações.
  • Caso você tenha se vacinado com o imunizante da Janssen, a vacina de dose única, pode ser que o seu certificado não esteja disponível em inglês e espanhol, já que a regra do portal é liberar os demais idiomas após a inclusão da segunda dose da vacina.
  • Se você se vacinou no exterior durante uma viagem, sua imunização não estará registrada no portal e não será possível emitir o seu certificado de vacinação já que o Conecte SUS se refere apenas a vacinação realizada no Brasil.

Posso usar a Carteira de Vacinação Digital para viajar para o Exterior?

Infelizmente, essa Carteira de Vacinação Digital emitida pelo Conecte SUS ainda não é oficialmente aceita em outros países, mas a tendência é que isso aconteça em breve, igual ao Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, que comprova a vacinação de outras doenças como febre amarela, por exemplo. 
Essa informação consta no seu próprio documento. Então, não esqueça de verificar se o seu país de destino aceita o documento e se ele atende todos os critérios de viagem. A boa notícia é que países como o Egito, por exemplo, não solicita mais o teste negativo de Covid-19 para que brasileiros entrem no país. Basta conter um certificado com os seguintes requisitos: 

  • QR Code legível
  • Certificado que seja emitido por uma instituição credenciada no Brasil
  • Comprovação que a imunização tenha sido realizada há 15 dias da data da viagem
  • Seja impresso em papel
  • De preferência em inglês, porém não obrigatório

Apesar da Carteira de Vacinação contra Covid-19 emitida através do Conecte SUS não valer oficialmente internacionalmente, ele atende a todos os requisitos solicitados pelo Egito, então a boa notícia é que ele possivelmente será aceito, porém é necessário que as autoridades migratórias do país aprovem. Não esqueça de conferir com consultado todas as informações antes da sua viagem.

Carteira X Certificado de Vacinação: qual a diferença?

Apesar de nomes diferentes, o objetivo da documentação é a mesma: comprovar sua vacinação contra Covid-19. No site da Conecte Sus está registrado como Carteira de Vacinação Digital, mas também é possível que você encontre por aí alguns locais que o chamem de Certificado de Vacinação, principalmente em outros países. Então você já sabe que se refere ao mesmo documento.

Certificado Digital de Covid-19 na Europa

A União Europeia já autorizou o uso do Certificado Digital de Covid-19, também conhecido como Digital Green Pass, em seu território e seus países aderentes começaram a aplicá-lo desde o dia 1 de julho.

Com o Certificado Digital de Covid-19, os turistas podem circular livremente internamente entre os países do bloco. Ao todo, 12 países já testaram e implementaram o sistema, eles são: Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Checa, Dinamarca, Estónia, Grécia, Letônia, Lituânia, Polônia e Espanha. Já  outros 19 estão em fase de testes, eles são: Bélgica, Chipre, França, Islândia, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, Suíça, Finlândia, Hungria e Malta.

O que é esse Certificado Digital de Covid-19 utilizado na Europa?

O Certificado Digital de Covid-19 autorizado na Europa é um aplicativo móvel que pode juntar até três documentos. Eles irão comprovar se o dono do documento foi totalmente imunizado contra o Covid-19, tenha apresentado resultado negativo para teste PCR ou que esteja imune depois de ter se infectado nos últimos 6 meses.

O documento ainda reúne outras informações pessoais do turista com: nome, data de nascimento, emissão e um QR code de acesso a toda documentação e demais documentos vinculados ao dono do certificado. 

A emissão é gratuita para os europeus em formato digital ou impresso.

O que é o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)?

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova a sua vacinação contra doenças como a febre amarela. Esse certificado é necessário principalmente em viagens internacionais, onde países podem exigir o documento para entrada em seu território.

Até o momento a Carteira Digital de Vacinação emitida no Brasil pelo Conecte SUS ainda não foi inserida no Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. Para que isso aconteça é necessário que a Anvisa receba uma orientação formal da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Certificado Internacional segue orientações do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), de acordo com a OMS, que estabelece os procedimentos de prevenção, proteção e controle de graves riscos de saúde pública a nível mundial e vinculado a 196 países. 

Saiba tudo sobre a retomada do turismo em outras partes do mundo:

Tudo que você precisa saber sobre a retomada do turismo na Europa. Confira as notícias animadoras do continente.

Intercâmbio nos EUA: estudantes brasileiros matriculados poderão entrar no país a partir de agosto

Quarentena no exterior: onde fazer quarentena para entrar nos EUA

Espanha reabre fronteiras para turistas vacinados: saiba mais sobre o país

Seguro viagem com cobertura para Covid-19

Figura com mulher vendo app de viagem.
Freepik

Que o seguro viagem é um item extremamente importante, não existe mais dúvida, né? Só quem já passou os famosos perrengues na hora de conseguir um atendimento médico em outro país e teve que desembolsar uma grana altíssima e que não estava previsto no orçamento sabe o que é não ter um seguro viagem. 

Atualmente as seguradoras Intermac e April possuem cobertura para o coronavírus. É muito importante conferir a sua apólice e consultar todas as regras da seguradora.

Os planos da Intermac e April possuem duas opções de cobertura: cobertura para internação e internação + indenização. Mas, o que isso significa e como funciona?

Nos casos de planos com cobertura para Internação em decorrência do diagnóstico do Covi-19, terá cobertura para os gastos do paciente durante o tratamento do vírus no hospital. 

Já os planos com Internação + Indenização, além da cobertura para os gastos do tratamento do paciente no hospital, o internado ou seu acompanhante pode solicitar o valor de US$150 de  indenização para arcar com outros custos durante o tratamento, como: hospedagem, alimentação, transporte ou outros itens de necessidade. 

O valor da indenização pode ser solicitado a partir de 48 horas de internação e até 14 dias de internação, quando o diagnóstico for positivo.

Faca sua cotação e conte com a Comparar Seguro de Viagem para encontrar os melhores planos das seguradoras mais renomadas do mercado com cobertura para Covid-19. E o melhor com o menor preço. Você economiza e ainda viaja seguro e tranquilo! 

Compare agora mesmo, clicando aqui e viajando sempre seguro! 

Vai viajar? Vá de Comparar Seguro de Viagem! 

1 comentário em “Como emitir Certificado Digital de Vacinação de Covid-19”

  1. Pingback: França reabre fronteiras para turistas brasileiros vacinados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *