Pular para o conteúdo

Viagens de inverno: 10 destinos para conhecer no frio

Com a chegada da estação mais fria do ano, a procura por destinos com neve ou que tenham atrações voltadas para o frio são os mais procurados. Conheça alguns neste blog!

Estação da Montanha com neve
Pixabay

Apesar do inverno só começar oficialmente no dia 21 de junho, o tempo frio já começou a aparecer em diversas partes do Brasil. E aposto que você também pensou naquele caldo ou naquele chocolate quentinho, né? Hmm, que delícia! E se você planejar uma viagem para aproveitar o frio em um destino que preze pela boa culinária, fogão a lenha, chalezinho e aproveitar para turistar com a família, amigos ou namorado?

A verdade é que nem só de praia se vive o brasileiro, apesar das belíssimas praias, cachoeiras e parques naturais que se encontra no país. Também é possível encontrar destinos de invernos incríveis nos meios de montanhas e curtir esse climinha que só o inverno proporciona. 

Pensando nisso, separamos alguns destinos nacionais e internacionais – aqui bem pertinho, nos nossos vizinhos – para você conhecer e curtir o friozinho do inverno da América do Sul. Veja a seguir! 

Destinos de inverno no Brasil

Começando pelo Brasil, selecionamos os destinos mais famosos e queridinhos quando o assunto é curtir o inverno no melhor estilo. Seja para curtir as montanhas, gastronomia e cultura. Tem para todos os gostos e bolsos. Vamos lá!

Gramado, Rio Grande do Sul – Brasil

Prédio em Gramado com casal na frente.
Unsplash

Se o seu objetivo é curtir uma boa culinária e conhecer alguns pontos turísticos de interesse nacional, Gramado é o destino ideal. A cidade da Serra do Rio Grande do Sul tem um clima aconchegante e bem no estilo interiorzinho.

Na cidade você poderá conhecer museus, parques e se deliciar com fondues e os melhores chocolates. Aproveite também para conhecer: 

Mini Mundo: um parque com miniaturas realistas de famosos prédios e pontos turísticos do mundo.

Reino do Chocolate: é uma fábrica de chocolate temática com diversos túneis e parques para visitação. Lá você poderá conhecer o processo de fabricação e comprar diversas lembrancinhas. 

Rua Coberta: uma rua no centro da cidade com diversos restaurantes, lojinhas, cafeterias e atrações artísticas e culturais típicas da cidade.

Campos de Jordão, São Paulo – Brasil

A apenas 173 quilômetros da cidade de São Paulo, Campos de Jordão também é um dos destinos favoritos no inverno brasileiro. Localizado na Serra da Mantiqueira, possui uma arquitetura no estilo europeu que deixa o destino ainda mais charmoso.

Os principais pontos de interesse de Campos de Jordão são:

Mosteiro de São João: o mosteiro é uma comunidade de monjas, onde é possível encontrar lojas de artesanato temático, fazer um passeio pelo lago e aproveitar a natureza conhecendo a mais sobre a religião e os cantos gregorianos.

Borboletário Flores que Voam:

localizado no Horto Florestal com 10 mil metros quadrados, o Borboletário  conta com um imenso painel com borboletas desenhadas. O ponto turístico é perfeito para tirar aquelas fotos para registrar a viagem.  

O passeio também é educativo pois destaca a importância das borboletas para o meio ambiente. Durante o passeio pelo jardim você conhecerá diversas flores, plantas ornamentais nativas e exóticas e dezenas de borboletas. 

Mirante do Lajeado:

 o nome já diz, né? Um mirante com vista incrivelmente linda que te permite contemplar se conectar com a natureza. Essa região também conta com outras atrações como o Parque Amantikir e o Parque da Cerveja.

Petrópolis, Rio de Janeiro – Brasil

Prédio no Rio de Janeiro.
Pixabay

Nem só de sol e praia se vive o Rio de Janeiro. No estado também é possível encontrar cidades para curtir o friozinho e tomar um bom vinho. A 68 quilômetros da capital está a cidade de Petrópolis, na Região Serrana, famosa pelos festivais de inverno e pela Bauernfest. 

Também conhecida como cidade imperial, é famosa por fazer parte de diversos acontecimentos da história do Brasil. Então você também poderá apreciar a arquitetura colonial, caminhar pelas ruas de pedras e conhecer museus que contam um pouquinho da colonização brasileira.

Museu Imperial e Centro Histórico: faça um passeio pelo centro da cidade e pelo Museu Imperial para apreciar e conhecer mais sobre a história do Brasil.

Cervejaria Bohemia: nem só de vinho se vive as cidades frias do país (risos). Em Petrópolis você poderá fazer um tour por uma das cervejarias mais tradicionais do Brasil. 

Parque Natural da Serra dos Órgãos: hora de se conectar com a natureza e conhecer o Parque Natural da Serra dos Órgãos. 

Museu Casa de Santos Dumont: também chamada de “A Encantada”, a casa do pai da aviação virou um museu e está aberta para visitação. 

Monte Verde, Minas Gerais – Brasil

Dizem que quem conhece Minas Gerais, não esquece jamais. E a cidade de Monte Verde, com certeza, fará você lembrar do friozinho das montanhas mineiras. Assim como Campos de Jordão em São Paulo, Monte Verde em Minas Gerais também está localizada na Serra da Mantiqueira. 

Localizada a cerca de 470 quilômetros de Belo Horizonte, Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia, no sul mineiro. Devido a localização o destino é frio durante o ano todo. 

Chocolateria Gressoney: nada melhor que um bom chocolate quente para esquentar, né?

Ice Bar: já não basta ser um destino frio, ainda tem um bar de gelo. E aí, você encararia esse bar totalmente de gelo?

Pico Selado: para os aventureiros de plantão, Monte Verde tem o Pico Selado, onde você pode fazer uma trilha pelo parque de proteção ambiental do Parque Verner Grimberg.

Lavras Novas, Minas Gerais – Brasil

Friozinho, belezas naturais, pousadas fofas e boa comida é em Lavras Novas. E o melhor: com um excelente custo-benefício. Localizado a 100 quilômetros da capital mineira, Lavras Novas pertence ao município de Ouro Preto – excelente opção para curtir o friozinho também. 

Você vai se surpreender com a paisagem que as montanhas mineiras formam e aproveita para dar um passeio de bicicleta ou triciclo. Apesar de ser friozinho, o local também conta com diversas cachoeiras e muitas opções de ecoturismo.

Cachoeiras: Lavras Novas te reserva belíssimas cachoeiras, como: Cachoeira de Rapel, Cachoeira dos Namorados e Cachoeira Três Pingos.

Parque estadual de Itacolomi: localizado entre as cidades de Ouro Preto e Mariana, o parque é ideal para você que aprecia a beleza natural de sua fauna e flora. A Casa Bandeirista também fica na região, parte da história ela serviu como casa fiscal no tempo da exploração aurífera.

Mirante da Pedra: o mirante tem fácil acesso e fica dentro da cidade. Se você curte moda de viola e apreciar a lua cheia, não deixe essa parada fora do seu roteiro.

Destinos de inverno internacionais

Que o Brasil tem seus encantos, não podemos negar. Mas que tal agora conhecer um pouquinho sobre os principais destinos de inverno nos países vizinhos aqui mesmo na América do Sul?

Além de serem próximos são destinos imperdíveis e com diversas atrações para todos os gostos. Vamos lá?!

Bariloche, Argentina

Casal andando de montanha russa nas montanhas de Bariloche.
Pixabay

Começando aqui pelos nossos vizinhos, a cidade de Bariloche é muito procurada pelos brasileiros nas férias de julho. O destino é perfeito para quem quer curtir a neve, esquiar e aproveitar o frio de um jeito diferente gastando pouco, afinal é aqui do nosso ladinho. 

Rodeada por lagos e montanhas, Bariloche não irá te decepcionar com atrações e nem com paisagens. Já adiantamos que são todas incríveis.

O destino é perfeito tanto para a família quanto para curtir com os amigos ou a dois. Vocês poderão praticar esportes na neve, passeios com muita adrenalina, entre outros.

Alguns destaques de Bariloche:

Cerro Catedral: é a maior estação de esqui da América do Sul. São 53 pistas para vários tipos de esportistas, desde iniciantes até profissionais. O Cerro está localizado a uma altitude de 2.180 metros, no Parque Nacional Nahuel Huapi, a 19 quilômetros do centro de San Carlos de Bariloche.

Centro Cívico: o centro de Bariloche é charmoso e com toda sua arquitetura inspirada nos Alpes. Lá você poderá fazer um passeio calmo para visitar o museu, as lojas e chocolaterias que ficam próximas a pracinha central.

Museu do Chocolate: frio + chocolate =  combinação perfeita, não é mesmo? O museu conta a história do chocolate e como é a fabricação do mesmo, além de esculturas incríveis feitas de chocolate.

Ushuaia, Argentina

Ushuaia também conhecida como “o fim do mundo” é a cidade da América do Sul onde a temporada de neve é mais longa, acontecendo geralmente do mês de junho a outubro. 

Muitos apostam que Ushuaia é um destino para curtir apenas no verão, mas a cidade também conta com diversas estações de esqui, sendo considerada de excelente qualidade, já que muitos esportistas vão até a cidade treinar para campeonatos.

O que fazer em Ushuaia? 

Placa do Fim do Mundo: já que Ushuaia é conhecida carinhosamente como o “fim do mundo” porque não ter uma placa? E ela virou ponto turístico e parada obrigatória. Para conhecê-la basta ir até o Porto de Ushuaia. Próximo também é possível fazer caminhada pela orla do Canal Beagle e admirar a Cordilheira dos Andes.

Museu Marítimo e Trem do Fim do Mundo: caso tenha interesse em saber um pouquinho mais da história do Ushuaia não perca esses dois passeios. O trem ainda te leva para o Parque Nacional da Terra do Fogo, que possui belíssimas paisagens. 

Cerro Castor: é aqui que você fará suas atividades na neve. Localizado a 30 quilômetros do centro do Ushuaia, o cerro possui 31 pistas e 11 meios de elevação para todos os tipos, gostos e idades. 

Tour pelas vinícolas, Santiago – Chile 

Chile + frio = vinhozinho! Deu água na boca só de pensar, né? E não é para menos, o país reúne diversas das melhores vinícolas, sendo um dos maiores produtores da bebida no mundo. O Chile conta com mais de 400 vinícolas e ao menos a metade é aberta para visitação. 

Então já sabemos porque o destino se tornou um dos queridinhos quando falamos em destinos de inverno. 

Confira algumas vinícolas que você pode visitar no Chile:

Concha y Toro: a Concha y Toro é a maior vinícola do Chile e também uma das mais conhecidas, principalmente no Brasil. Além de conferir como é a produção do vinho e degustá-los, também é possível visitar o casarão onde morava a família Don Melchor, fundador da vinícola. 

Vinícula no Chile
Unsplash

Aquitânia: Essa é considerada uma vinícola urbana e de fácil acesso, além de poder ser chamada de boutique devido à sua pequena produção de apenas 180 mil garrafas por ano, quando comparada às demais, como é o caso da Concha y Toro que produz cerca de 380 milhões. O tour é personalizado, para poucas pessoas e possui uma vista linda para a Cordilheira dos Andes.

Santa Rita: uma das vinícolas mais visitadas pelos brasileiros é a Santa Rita. Diz a lenda que foi neste local que descobriram a uva carmenére, famosa entre os vinhos. Além disso, a vinícola também abriga um Museu Andino com mais de 3 mil peças, o restaurante Doña Paula e uma cafeteria com deliciosas guloseimas.

Valle Nevado, Chile 

Cume da Montanha do Chile com neve
Pixabay

Mais um destino para os apaixonados por neve e que aproveitam as férias de julho para curtir o clima e os esportes aqui na América do Sul mesmo. O Valle Nevado também é um destino famoso entre os brasileiros. 

Se você deseja praticar esportes ou apenas se divertir na neve, o Valle Encantado irá te atender bem. Você ainda pode escolher se quer apenas a experiência de curtir um dia ou se deseja ficar hospedado na estação de esqui.

Curva 17: é o ponto de partida para quem deseja visitar a montanha, mas não vai se hospedar por lá. Aqui você encontrará uma ótima estrutura com lojas, lanchonetes, aluguel de equipamentos e venda de ingressos de acesso às pistas. 

Bajo Zero: excelente local para tomar um chocolate quente ou se arriscar na cerveja. 

Complexo Hoteleiro: mesmo que você não se hospede no Valle Nevado, você pode aproveitar os restaurantes do local. Suba até lá e se delicie com pratos que vão desde a culinária italiana até ao clássico fondue de queijo. No final da tarde você encontrará um pôr do sol inesquecível. É importante lembrar que os restaurantes só funcionam na alta temporada do inverno. 

Montevidéu, Uruguai

Palácio Salvo em Montevidéu.
Pixabay

Fugindo um pouquinho dos destinos com neve e esportes radicais, em Montevidéu você irá curtir o clima frio com temperaturas super baixas, mas com poucas chances de nevar. Mesmo assim, opte por passeios em locais fechados.

Plaza Independencia: a cidade tem diversos museus para conhecer a história da cidade e história da política do Uruguai, como é o caso do Museu de La Casa de Gobierno. Além disso, na praça você também poderá conhecer o Palácio Salvo e a estátua e mausoléu do General José Artigas.

Teatro Solís: o teatro é uma atração para qualquer época do ano. Faça uma visita guiada e aproveite uma das programações noturnas como: peças musicais, concertos e apresentações de tango.

Bares e restaurantes: e nada melhor do que um tour gastronômico, né? Experimente os caldos e guisados típicos do inverno do Uruguai. Além das noites com muita música ao vivo.

Seguro Viagem para o Brasil

Quando vamos fazer uma viagem sempre nos preocupamos se tudo vai dar certo e o que não pode faltar, não é mesmo? E o seguro viagem é um dos itens que irá te garantir uma viagem segura e tranquila.

Mesmo que sua viagem seja pelo Brasil, o seguro viagem irá te auxiliar da mesma forma. Você terá assistência médica, odontológica, assistência em casos de voo cancelado, bagagem extraviada, entre outros imprevistos que podem acontecer durante qualquer viagem. 
Faça sua cotação aqui e garanta o melhor plano pelo menor preço do mercado!

Seguro Viagem internacional

Moça em aeroporto com mala
Pexels

Agora quando o assunto é viagem internacional, a preocupação é ainda maior, né? Ainda mais que você estará a muitos quilômetros de distância da casa com outro fuso horário e idioma. 

Então não deixe de comparar e encontrar o melhor preço para sua apólice aqui na Comparar Seguro Viagem! Caso você tenha alguma dúvida sobre as coberturas, converse com uma de nossas consultoras e tire todas as suas dúvidas.

Descubra também quais seguradoras cobrem Covid-19 e quais coberturas são obrigatórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *